Aproveitando que grande parte (felizarda) dos brasileiros vai viajar no carnaval – inclusive eu, obrigada Senhor – vou falar aqui um pouquinho sobre arrumação de malas.

Existem várias maneiras de arrumar as malas...

Existem várias maneiras de arrumar as malas...

Uma delas é você ir socando tudo o que acha que vai usar na mala, aleatoriamente, e rezar por tudo quanto é santo que não falte cueca ou calcinha nos últimos dias de viagem. Outra é fazer uma lista de tudo o que você irá precisar de acordo com o número de dias que vai ficar fora e com a possibilidade de lavar suas roupas no local de destino.

Meu jeito de arrumar as malas varia dependendo do tipo da viagem. Por exemplo, quando vou passar uns dias na casa da minha irmã, não me importo se eu esquecer de levar uma blusa, camiseta ou shampoo, porque eu sei que ela vai me emprestar se eu pedir (irmãs, depois que saem de casa, ficam mais maleáveis na hora de emprestar suas coisas).

Bom, então vamos ao assunto em questão.

Primeiro, escolha sua mala. Se for ficar apenas um final de semana fora, pode levar só uma mochila. Se a quantidade de dias aumentar para mais do que 3, cogite a possibilidade de levar uma mala um pouco maior. Se você for mulher surtada, como eu, leve uma mala com rodinhas e uma mala de mão. Na sua mala, não pode faltar:

Roupas íntimas: Em quantidade suficiente para que você não precise lavar na pia do hotel e pagar o mico de pendurá-las no box; claro que se você for passar 2 meses fora, aí não tem jeito, vai ter que dar um jeito de lavá-las, ou você tem 60 cuecas ou calcinhas pra levar? Se for uma viagem mais curta, eu costumo levar umas peças a mais, porque a gente nunca sabe se vai passar por algum imprevisto.

Produtos de higiene pessoal: é o básico né, shampoo, condicionador, sabonete (eu levo sabonete líquido, pra não precisar carregar saboneteira), escova de dentes, pasta, escova ou pente pra cabelos. Para homens, produtos para barbear (tem caras que levando uma lâmina de barbear, se vira com sabonete mesmo). Para mulheres: hidratante facial, hidratante corporal, esmalte, acetona, algodão, cotonetes, pinça, maquiagem, absorventes, etc, etc, etc e muitos etcéteras mais. Não se esqueça de prestar atenção, em viagens de avião, na sua bagagem de mão. Objetos pontiagudos (estiletes, alicates, cortadores de unha) são proibidos, assim como frascos com líquidos acima de 100ml(ou seriam 50 ml?), entre outras coisas, por isso, pesquise. Nada como o tio Google para sanar nossas dúvidas.

Roupas: aí depende de várias coisas, como clima, tipo de viagem (passeio, negócios) e claro, quantidade de tempo em que você vai ficar fora. Não tenha medo de repetir roupas, por isso sempre deixe levado peças básicas como: camisetas brancas e pretas, calça jeans, uma blusa ou suéter, uma calça social, e no caso das meninas, um vestidinho pretinho básico. Se for verão, coloque shorts, bermudas, saias. No inverno, acrescente cachecóis, echarpes, lenços.

Sapatos: também depende da viagem, mas eu já viajo de tênis pra ganhar espaço na mala. Sempre levo um chinelo (se for bonitinho, já dispenso a sandálinha rasteira), se for verão eu ainda levo uma sandália de salto, e se for inverno um scarpin resolve. No caso dos homens, um sapato social.

Meias: muitas meias.

Toalhas: se for ficar em hotel, pode dispensar esse item. Ficando em casa de amigo, parente, conhecido, a boa educação manda que você leve a sua própria toalha. Outros itens dispensáveis quando ficamos em (bons) hotéis: secador de cabelos, ferro de passar…


Cuidado pra na hora de arrumar as malas não bagunçar a casa…

Para arrumar suas roupas na mala, coloque sempre peças mais pesadas embaixo (sapatos e calças jeans), e por cima de tudo peças que você não quer que amassem muito (camisas). Vá encaixando as meias em todos os buraquinhos que sobrarem. Coloque suas cuecas ou calcinhas em um saquinho separado. Os sapatos, você pode por cada par em um saquinho, de preferência aqueles de tnt. Na mala de mão, coloque os objetos de valor (jóias, laptops).

Pra ajudar, eu coloco tudo que vou levar em cima da cama, e aí então vou organizando dentro da mala.

Não se esqueça também de colocar seu nome na mala. Nome, telefone e endereço, dentro e fora da mala. Uma coisa que ajuda bastante, já que todas as malas se parecem (essa dica não conta se sua mala for rosa Pink) é amarrar uma fita colorida na alça. Sério, vai fazer muita diferença quando milhares de malas estiverem passeando sobre a esteira e seu cérebro em modo de espera, de tanto cansaço.

Feito isso, aproveite sua viagem e divirta-se!