OBS. Esse post faz parte da Blogagem Inédita proposta pelo Edney.

Nesse artigo resolvi dar uma de Dr. Love da revista papo de homem e responder uma pergunta que a Jéssica de 17 anos enviou. Vou evitar fazer piadinhas pois acho que essa escolha que ela quer tomar é muito séria.

Olá vinicius quero uma resposta?
Sabe tenho mtu a vontade de morar
sozinha mais tenho medo o que vc axa?
tenho apenas 17 anos
responda por favor

Jessica tem dois tipos de pessoas que moram sozinhas:

1. Pessoas que não agüentam mais morar com a família.

Organograma: Posso morar sozinho ?

São aquelas pessoas que fazem essa escolha porque não querem mais morar com a família, estão de saco cheio de pai, mãe , irmão e etc.. Não querem mais se submeter as regras da casa e resolvem sair de casa.


2. Pessoas que são “obrigadas” a ir morar sozinhas.

É onde eu me encaixo, são pessoas que são forçadas a isso: separação, estudos, morte de familiar e etc…

Acredito que no meu caso foi mais fácil, pois quando comecei a morar sozinho estava prestando serviço militar então já tinha uma noção de como cozinhar, fazer uma faxina e cuidar das minhas roupas.

Porém desde que comecei a morar sozinho conheci um monte de gente como você, que quer morar sozinha e acaba arrumando uma desculpa, e a mais comum delas é uma faculdade em outra cidade. Porém ai entra um outro fator que eu considero um dos mais importantes pra quem vai morar sozinho:

O Fator financeiro.

No meu ponto de vista isso é um dos maiores problemas de quem começa a morar sozinho. Se seus pais vão cuidar de você financeiramente falando, pode começar a morar sozinha hoje mesmo, possivelmente você vai ter empregada e não vai precisar trabalhar apenas ter algumas noções básicas de faxina e cozinha pra uma hora de necessidade.

Se você é como eu que seus pais não têm condição de te ajudar vai precisar pensar um pouco antes de fazer sua mudança. Comece a comparar as contas da sua casa: água, luz, telefone, aluguel, IPTU etc… Se você já trabalha faça as contas se seu salário seria compatível pra pagar isso tudo, é lógico que morando sozinha suas despesas serão bem menores do que de uma família inteira, mas dá pra ter uma base.Despesas da casa

Outra solução é ir morar em uma republica onde os gastos são menores as tarefas domésticas geralmente são divididas. Depois de um tempo você vai adquirir experiência pra ter sua própria casa.

No seu caso especifico Jéssica eu esperaria completar18 anos pra sair da casa dos pais, se você ainda não trabalha comece a procurar um emprego, mesmo que seus pais te ajudem financeiramente é bom como experiência de vida. E se você ainda não tem uma noção de como cozinhar, lavar roupas ou limpar a casa aproveite esse tempo pra aprender.

Tirando esses contratempos morar sozinho é uma das melhores coisas da vida. Se você começar a morar sozinha me mande um e-mail contando.

Sempre que tiver duvida viste o Fórum aqui do site: www.morandosozinho.net/forum
E boa sorte na sua escolha, estou torcendo por você!!

UPDATE:
recebi um outro e-mail dessa vez um cara que quer morar sozinho, coloquei minha resposta aqui: http://www.morandosozinho.net/forum/viewtopic.php?f=10&t=17