Você se lembra das aulas de análise combinatória no colégio? Bom, naquela época você não morava sozinho, muito provavelmente. Então deve fazer um tempinho. Enfim, se não se lembra, não há problemas para entender este artigo.

Segundo o psicólogo Carl Jung, há 16 tipos de personalidades básicas nas pessoas – e isso é muito mais preciso do que o horóscopo, vai por mim. Nesses 16 tipos, há 4 possibilidades com duas opções em cada uma delas. Desconsidere as três últimas: para quem mora sozinho, a primeira é a que separa o joio do trigo.

Segundo Jung – e o referido teste, o Myers-Briggs – as pessoas se dividem em extrovertidas e introspectivas. Resumindo bastante essa salada, em pessoas – respectivamente – que ganham energia através do contato com outras (as extrovertidas) e as que perdem energia com o contato com outras. E vice-versa; os extrovertidos perdem energia se não estiverem em contato com outros seres humanos (algo que foi muito bem aproveitado no jogo The Sims, no qual o contato social era uma necessidade) e os introvertidos precisam de um tempo… Sozinhos. Justamente para ganhar energia!

Assim, mesmo que você vá na Casa Lotérica, compre um bilhete da loteria federal, ganhe e vá morar sozinho saindo da casa dos seus pais, não é certeza que isso vai dar absolutamente certo. Existem certos tipos de pessoas – as extrovertidas – que precisam conviver com outras diuturnamente. Estas raramente se darão bem morando sem ninguém ou passando um final de semana inteiro sozinho sem ver outra alma além do entregador de pizza. Quer saber qual delas você é? Clique no link e faça o teste. O “E” no tipo de personalidade corresponde ao Extrovertido e o “I” ao Introspectivo.