Geralmente nós que moramos sozinhos não abrimos mão do nosso conforto, mas nem por isso precisamos desperdiçar água e energia elétrica. Hoje fiz uma lista com cinco dicas que além de ajudar o planeta (ta começando a aparecer papo de ambientalista) ainda me ajudaram a reduzir 50% da minha conta de água e 20% da conta de luz:

1- Geladeira e o teste da prova de Matemática Financeira II da Prof Maria Herminia

Quando comecei a morar sozinho todo mundo me falava que a geladeira era um dos aparelhos que mais consumia energia elétrica em casa.. eu sempre respondia:

– Não consumindo meu goro…. ela pode consumir o que ela quiser…

Foi então que eu fiz o teste da prova da Prova de Matemática Financeira com minha geladeira e desobri o motivo da minha conta estar vindo alta:
Pegue uma prova da faculdade, de preferencia a uma matéria que se chama “Matemática Financeira II” no meu caso tinha tirado 3,5. Peguei as folhas da prova e distribua entre a porta da geladeira e a borracha então feche a porta.

No meu caso em alguns lugares as folhas não paravam, em outros saiam com facilidade… Apenas na parte de cima as folhas ficaram firmes.
Resumindo as borrachas da minha da minha geladeira precisavam ser trocadas… minha geladeira estava gastando muito pois não fechava corretamente.

Outra dica importante, quando for receber seus amigos para aquele churrasco compre um saco de gelo e coloque a cerveja em um isopor. O abre e fecha da geladeira faz você gastar mais energia elétrica. Essa dica também serve pra quando você vai preparar o almoço é melhor tirar todos os ingredientes de uma vez pra não ficar abrindo todo momento a geladeira.

2 – Banho quente e banho demorado.

Eu sempre tive o costume de tomar banho quente, uma vez precisei ir a uma Dermatologista por causa de uma alergia e ela me proibiu de tomar banhos quentes. No começo sofri muito, mas depois me acostumei. Hoje gasto muito menos água e energia e garanto pra vocês que é questão de costume.

Eu também tinha o habito de escovar os dentes e fazer a barba tomando banho. Eu pensava assim “Pow, o mundo não vai ficar pior só porque quero fazer minha barba bem feita ou porque quero escovar meus dentes”. E isso fazia gastar muito mais.
Ai as meninas vão falar:

– Ahn mas eu não faço a barba no chuveiro …

Ahn não? mas depila a perna (e ou, outros lugares também, eu espero…) e as vezes ainda lava a calcinha e deixa pendurada no registro do box … :/

Uma outra dica é trocar aquelas tais super-duchas por um chuveiro. Você vai ver como economiza muito mais água.

3 – Ferro de passar.

Acumule as roupas e passe todas elas de uma vez, isso também economiza energia. Essa é uma das dicas que mais me atrapalham sinceramente eu não consigo acumular roupas pra passar. Talvez eu precise arrumar um daqueles ferros antigos que eram usados brasas de carvão. Se vocês tiverem alguma dica pra me dar por favor deixem nos comentários.

4 – Lavar calçadas e quintais.

Comprei uma vassoura de palha e não lavo mais a calçada nem o quintal com água, só quando a situação fica critica mesmo. E olha que aqui em Jaú cai muita queimada de cana de açúcar.

5 – Xixi no banho

E pra terminar façam Xixi no banho (já tem até um site: www.xixinobanho.org.br) E economizem na descarga..
Mas pelo amor de deus não tente fazer o numero 2 no chuveiro. Por enquanto o numero três fica liberado.

Considerações Finais
Depois de todas essas dicas a gente pode pensar que dá muito trabalho mudar hábitos pra diminuir quinze ou vinte reais em uma conta de água por exemplo. Mas vamos fazer as contas: Se você economizar R$ 10,00 por mês em um ano vai ter R$ 120,00 reais, o suficiente pra comprar quase três caixas de cerveja e me convidar pra um churrasco.

E vocês tem mais alguma dica? Deixem nos comentários