Morar sozinho não é uma tarefa fácil e, para aqueles que estão tendo essa experiência pela primeira vez a jornada pode ser ainda mais complicada. As responsabilidades recém adquiridas podem trazer benefícios ou gerar uma grande confusão se não administradas corretamente. As tarefas do dia a dia podem ser simplificadas com pequenos gestos que irão agilizar sua vida, além de trazer conforto e economia a seu bolso.

Muitas vezes não nos atentamos para pequenos detalhes que consomem nosso orçamento. Muitas pessoas que moram sozinhas, seja por não saberem ou não quererem cuidar das roupas de cama e toalhas optam por utilizar serviços de lavanderias. Porém, cuidar dessas peças em casa não é nada complicado. Além disso, as roupas de cama, mesa e banho se escolhidos da maneira certa, com a qualidade adequada e utilização correta, terão duração prolongada. Ou seja, por um bom tempo você não terá que encarar lençóis rasgados e toalhas desfiadas. Se você ainda não sabe como cuidar de sua roupa de cama, mesa e banho da maneira certa e mais econômica, seguem algumas dicas:

– Na hora da lavagem, as toalhas devem ser separadas de outras peças, e as brancas não devem se misturar com as coloridas. Verifique também se você não colocou roupas além da capacidade de sua máquina. Não adianta querer lavar tudo de uma vez. O excesso de peso pode fazer com que os itens não sejam bem lavados e ainda pode danificar a lavadora.

– Nunca use sabão em pó em excesso. Ele endurece o tecido e as peças podem ficar desconfortáveis ao toque. Procure na hora da lavagem usar sabão líquido ou dissolver o sabão em pó em um pote de água.

– Quando pendurar suas roupas de cama no varal e elas demorarem a secar ou se você esquecê-las penduradas por dias até recolhê-las, as peças podem ficar com cheiro ruim. Para que você não tenha que lavar tudo novamente, previna o problema: no último enxágue da máquina use uma xícara de álcool ou de Lysoform. As cores ficarão mais vivas e intensas se a lavagem for feita com água fria, que não resseca as fibras do tecido.

– Por mais estranho que soe, não use amaciante ao lavar suas toalhas. Ele diminui o poder de absorção de água, pois os compostos do produto se acumulam nas fibras da toalha. Dá para substituir o amaciante com uma solução caseira de vinagre de álcool. Use 1 xícara para cada máquina. Fique tranquilo: a toalha não ficará com cheiro de vinagre e ficará macia ao secar.

– Em seu armário tenha sempre sachês antimofo para controlar a umidade. Se não tiver produtos específicos para esse fim, você pode usar giz de lousa. É só armazená-lo em potinhos e de tempos em tempos verificar se estão molhados e, nesse caso, substituí-los.

-Invista em produtos de qualidade. A durabilidade de produtos de qualidade é bem maior e você não precisará comprar tão cedo. Se você não tem tempo de ir a lojas físicas ou prefere comprar online, há ótimas opções para você comprar sua roupa de cama, mesa e banho pela Internet. A Borda Bordados, além de contar com produtos de qualidade, parcela sua compra em até 12 vezes sem juros. Vale conhecer.

– Para roupas de cama, os tecidos mais indicados são os de 100% algodão e o percal. Quanto mais fios tiver o tecido, maior a durabilidade. No caso das toalhas de banho prefira as de gramatura maior, pois são mais macias e apresentam mais absorção de água.