Técnicas para lavar louça



A parte ruim de morar sozinho é que sempre é sua vez de lavar a louça.
A parte ruim de morar sozinho é que sempre é sua vez de lavar a louça.

A não ser que você tenha uma empregada mais cedo ou mais tarde vai precisar lavar louças. Mesmo que você não faça comida na sua casa, pelo menos um copo de leite ou um prato você vai sujar em algum momento.
Para essas pessoas eu recomendo só lavar o que for usar. Geralmente nesses casos sua pia não fica tão assustadora.

Agora se você é como eu (e eu como você)… só lava a louça quando acabam os pratos, sua pia deve estar nesse momento com a aparência da foto acima.
Então vamos as dicas para tornar essa tarefa menos árdua:

Preparação:

1. Solta o som DJ:
Ligue uma musica pra você ir cantando enquanto lava a louça, não recomendo ligar a TV porque você acaba se distraindo e alguns itens podem não ser tão bem lavados… imagina a cara da sua visita…

2. Separe os bois pretos dos bois brancos:
Separe pratos de talheres, de copos e panelas.

3. O noivo pra lá e todo mundo pra cá…:
Coloque os pratos e os talheres dentro da pia, Deixe as panelas e bacias em um canto pois essas serão as últimos a serem lavados.

Começa o jogo:

1. Copos: Começamos lavando os copos em partes, sempre com a torneira fechada, depois que juntar uma quantidade de copos abra a torneira e enxágüe. Vá fazendo esse procedimento até acabar com os copos.

2. Talheres: Depois dos copos é a vez dos talheres, faça o mesmo procedimento dos copos.

3. Pratos: É a vez dos pratos, nessa hora você vai precisar limpar sua bucha com mais freqüência pois os pratos geralmente já tem alguma gordura.

4. Panelas: A parte mais chata além de lavar as panelas algumas ainda precisa de uma esponja de aço para não deixar a panela manchada.

Dicas finais:

– Se você seguir essa ordem acima provavelmente sua tarefa de lavar louças será menos árdua e mais eficiente. O segredo está em lavar primeiro os itens que tem menos gordura, enquanto você vai lavando os copos a própria água que cai já vai retirando um pouco da gordura dos pratos e talheres.

– Enquanto esfrega a louça deixe sua torneira fechada e economize água.

– Para arear panelas você pode usar uma pasta de brilho que vende em qualquer mercado ou se preferir comece a usar panelas de vidro para evitar essa tarefa.

– Ainda sobre as panelas você pode encher elas com água após o uso assim a sujeira mais grossa vai ser removida mais facilmente.

– Retire todos os restos de comidas dos pratos e panelas antes de começar a lavar as louças e use um protetor de ralo de pia que é encontrado em qualquer loja de 1,99. Infelizmente a técnica do surf só funciona para privadas.

– Mundo de plástico: Se você não se preocupa com a natureza pode usar talheres, pratos e copos de plástico. (a natureza não agradece a sua falta de preguiça).

E vocês ? tem mais alguma dica pra essa tarefa tão legal? Deixem nos comentários:






Vinicius de Oliveira

Criador do Blog Morando Sozinho

95 comentários em “Técnicas para lavar louça”

  1. Uma coisa que ajuda e muito é água quente. Coloca uma chaleira pra ferver água antes de começar a brincadeira, organiza toda a louça dentro da pia, e então joga a água fervida sobre a louça. Vai ver que a maior parte da sujeira (inclusive aquela gordura mais pesada) sai na hora. Vai até economizar esponja e detergente.

    Isso vale também na hora de enxaguar e secar a louça, a água quente seca a tudo praticamente sozinha (dá pra notar a diferença no pano de prato, que não vai mais ficar encharcado).

    Abraço!

  2. Uma técnica boa é quando vc acabar de usar e for deixar na pia, dar uma enxaguada (nem 2 segundos, liga a torneira, passa o prato embaixo dela sem molhar a mão e desliga a torneira).. e na água que fica dentro do prato você já deixa os talheres.

    Dessa maneira não fica com gordura (se ficar é quase nada) e fica mais fácil limpar depois.

    Já as panelas, antes de deixar na pia, encha-as de água. Bem mais fácil lavar tudo depois, é só passar a esponja e tá feito.

    🙂

  3. exatamente como eu faço em ksa… nao aguento mais lavar tanta louça!!!!!… uma coisa que faço é na hora de enxaguar os talheres, enxaguo-os cinco de uma só vez, pra economizar agua. E claro, deixar secar na propria pia!!! hahaha…

  4. A panela não precisa ser de vidro pra não precisar arear, não. Uma boa panela de teflon resolve o problema muito bem, e não é tão arriscada para os desastrados quanto o vidro. Só tem que ter cuidado para só usar talheres de plástico, madeira ou silicone para mexer, porque se ela arranhar, além de começar a grudar, pode soltar substâncias tóxicas.

    Panelas de inox não são muito recomendáveis para solteiros com preguiça de lavar vasilhas, porque invariavelmente alguma coisa vai grudar no fundo com vontade – e é um pé no saco pra tirar.

    Uma dica pra diminuir o trabalho: na hora de lavar as vasilhas mais gordurentas, coloque tudo dentro da pia, ferva uma caneca de água, e despeje sobre elas. A água fervente faz milagres para remover a gordura.

  5. Muito bom o post! isso eh um fato q acontece muito com moradores solitarios.
    O problema começa quando vc coloca o primeiro copo sujo dentro da cuba, a velocidade de procriação das louças é incrivel derrepente vc tem um everest na cozinha.. Uma coisa que faço quando o treco tah feio, pra mais de uma semana de acumulo, é pegar a maior panela suja esquentar um pouco de agua fazer um pré limpeza e completar de agua com um pouco de detergente colocar no fogo pra ferver e colocar todos os talheres q estao sujos. só tenham cuidado para nao ferver de mais a agua! é soh para ajudar a tirar a gordura presa!

    Abraço!

  6. Bem. Lavar a louça não vejo todo o problema. Utilizo geralmente as técnicas de água quente, mas curto o sabão pastoso ou barra que acredito que limpa melhor. Porém, acho o saco mesmo é limpar o centro, secar a borda e manter aquele trapinho que fica em cima da pia sem cheiro de gordura.
    Abraços,

  7. Fala vinão, pedidos de atualização atendidos heim? 😀

    Mt boas dicas. Eu sei q ta na hora de lavar a louça qd procuro um copo no armário e não acho, procuro um prato e não acho etc ai é hora de ir pra pia lavar. atire a primeira pedra quem nao faz assim o/

    nao sabia dessa da agua quente. mas meu microondas ta uma zona vo tentar limpar hj.

    so falto falar pro pessoal nao jogar oleo na pia ne.

    flw abraços.

  8. Ótimo texto!
    Eu geralmente só lavo a louça quando não tem mais copo limpo…rs
    E o pior, depois esqueço de guardar, e como ela acaba ficando lá por um tempão, eu acaba lavando novamente! Serviço dobrado…
    Mas olha, ainda prefiro lavar louça do que ter que passar roupa!

  9. e aí moçada…aqui no meu ap louça não é problema não…até pq eu odeio aquele cheiro da pia quando acumula louça suja….ja viram o cheiro que fica com feijão…..avemaria……daí tomei trauma…cheiro de feijão lembra umas coisas ruins né …valeu moçada…adorei o blog. Um beijo e um pão de queijo….

  10. Boas dicas, cara. Normalmente eu já separo os talheres dos copos e dos pratos e também coloco água nas panelas depois de usá-las, mas a técnica da música ajuda também a esquecer a obrigação infernal que é lavar a louça.

    Quando eu e meus 3 amigos montamos nossa república*, minha mãe fez questão de colocar um bilhete na pia escrito “Sujou, lavou”. Infelizmente não surtiu muito efeito, mas nós estamos tentando achar um jeito de deixar a coisa menos árdua.

    Ah, lembrei de duas dicas aqui:
    1- Se você for o último da casa a servir sua comida, utilize a panela de feijão como prato. Obviamente, se você rapa seu prato, você vai rapar a panela. Assim, o resto de caldo de feijão será menor e quem for lavar, terá menos trabalho.
    2- Se você for pedir marmitex, não fique de viadagem: coma no próprio prato de papel alumínio. Os caras aqui de casa sujam um prato ao invés de usar o que já vem com a comida. (Noobs!)

    *http://republicatrektrek.tumblr.com/

  11. Pois é a idéia do Dj é bacana funciona mesmo para faxinas…para pintar a casa, arrumar gavetas, etc…ah uma dica é não almoçar em casa e muito menos chamar amigos para um almoço de domingo…a melhor dica é ir almoçar na casa de pessoas amigas…muito muito boa esta idéia…barata e economica.

    abs

  12. Olha, lavar louça é chato, mas eu faço assim: primeiro lavo os copos, depois os pratos e por últimos os talheres. Assim, fica mais rápido esvaziar a pia… acho um porre lavar panela, Deus me livre ! Mas quando tem, lavo por último !

    BEIJOS !

  13. Eu reconheço que lavando louça eu sou uma droga, não fica perfeito nunca, então depois que eu lavo tudo eu jogo uma água quente só pra garantir.
    Outra coisa chata é lavar coisas de plástico, parece que a gordura fica ali e não sai nunca mais.

  14. sabe que eu tive uma lavalouças, mas aprendi a gostar de lavar louça depois que descobri como fazer a louça ficar limpa mais rapido. Nos aniversários faço campeonato entre as amigas pra ver quem consegue me bater em velocidade e qualidade na lavação.Tem até jeito de enxaguar os copos e tigelas que é mais rapido de sair o sabao, economiza tempo e paciência… mas somente a gente usar a cabeça e arrumar um jeito de fazer mais facil. O que não pode é deixar acumular na pia, menos ainda deixar restos de comida, as baratas adoram… e a cozinha fica um miserê. No final das contas, tenho a lavalouças que não uso, pois fica mais rapido, pratico, economico, gasta menos energia, eu mesma lavar a louça. Aqui em casa sou uma nazista pra exigir que todos lavem o que sujam, fica melhor pra todo mundo…eheheh. bjs e boa sorte!!

  15. Sabe que eu fiz essa de almoçar um bom tempo…
    ia na casa da minha vó .. além da comida ser boa eu não precisava lavar a louça depois rsrs

  16. Tinha uma epoca que eu só comia na panela..
    ai uma vez uma menina foi em casa e falou “Credo que feio comendo na panela pra não sujar um prato”…

    depois disos mudei meu habito kkk

  17. eu costumava comprar copos descartaveis pra nao ter q ficar lavando louça, onde morava custava barato, agora onde moro custa mais caro um pouco, ai parei de comprar. nao recomendo pois polui, a nao ser q vc separe seu lixo para reciclagem.

  18. Minha dica é: coloque o ato de lavar louças na sua rotina diária. Ache um horário TODO DIA em que vc lavará tudo oq estiver na pia… acredite, isso fará a pia não encher e cada lavada dessa será super rápida e semi indolor.

  19. Queria sugerir um post sobre instalação de cortina, no mais puro sentimento de síndrome de ursulão.

    Estou me mudando agora para morar sozinha e correndo atrás de cortina para colocar na janela do quarto, pois o sol bate direto de manhã.
    Dá umas dicas aí para vedar o recinto da luz do sol! serve tosqueira mesmo, tipo colar papel no vidro da janela…

    abraços

  20. boa essa da juliana, tenho boas dicas de gambiarra aki pra cortina, posso ate enviar foto. mas voltando ao post de louça outra tecnica minha eh cortar um furo pequeno na caixa de leite, ai sacudo o pote de toddy no copo p nao ter q usar colher e espremo o litro de leite em cima do toddy no copo, o leite sai com pressao e ja mistura o toddy, faz ate espuma, ai nao sujo colher. hauhauaa. so pra evitar a fadiga de lavar mais coisa. auahuaha

  21. Se tiver muito talher (igual ao meu caso), lave a menor panela ou bacia, para assim colocar todos os talheres dentro, para nenhum cair da pia e ter que lavar de novo! rsrsrs

  22. Olha sempre me considerei um cara, organizado sem aquela ….de tudo arrumadinho no lugar… Pelo menos o básico sempre no lugar. Mas o meu desantre sempre foi na cozinha. Não consigo é mecher com louça suja. me arrepia cara. Lembro de uma vez quando dividia apartamento com uns colegas… na época ainda nao tinha o http://www.moracomigo.com.br … resolvi cozinhar uma lata de leite condensado pra fazer um doce… não deu outra …. esqueci no fogo e a lata explodiu…. não teve um centimentro onde não tivesse leite condensado grudado… no teto, paredes e piso… meu…. levei uma semana pra limpar a brincadeira Hoje entrar na cozinha… só de passagem… hehehe. Mas um dia com esforço acho que ainda vou me dar bem com ela. VALEU !!!

  23. Realmente lavar louça é uma tarefa muito chata, ainda mais quando você já chega em casa cansado, mal tem coragem de esquentar a comida, quanto mais de lavar a louça depois. Tem dias que eu jogo a comida toda dentro de uma panela, esquento e passo para dentro, não é estéticamente a coisa mais bonita de se ver (quando você vê aquela mistureba dentro da panela), mas pelo menos reduz o trabalho.

  24. Se você fez uma caipirinha ou um suco de limão não jogue o bagaço com a casca fora. Encha uma bacia com água quente e esprema o que sobrou do suco nos limões dentro da água e depois largue os bagaços lá com casca e tudo. Depois é só largar a louça ali (principalmente talheres), que a gordura sai rapidinho. Pode até pegar o próprio bagaço que sobrou do limão e esfregar nas panelas que ajuda a soltar a gordura.

    Abraço!

  25. Sobre as panelas que ficam manchadas, pode-se colocar água com um pouco de vinagre após o uso, que a sujeira solta por completo e ela fica como se tivesse passado por horas de esfregação com esponja de aço. Esta dica é ótima para aquela panela ou frigideira usada para fritar batatas ou bife que ficou quase irrecuperável. É impressionante.
    O Vinagre tbm é bom para passar na pia de aço inox para dar um brilho especial.
    Eu compro sempre vinagre de álcool, que mais barato, para este fim.

    Adorei o post.
    Abraços

  26. para desengordurar rapidinho a louça (especialmente as panelas mais sujas):

    para quem usa sabão em barra: ensaboar a esponja e depois colocar um pouco de bicarbonato, desengordura, tira cheiro e da brilho na louça e especialmente no aço INOX e aluminio.

    para quem usa detergente liquido: colocar 50 ml di vinagre no vidro de detergente e para as panelas mais sujas vinagre puro diretamente dentro da panela e depois se ensaboa.

    Dica de detergente economico e muito eficaz: colocar em um vidro de 1 litro: 100 ml di detergente liquido para louça, 100 ml de vinagre ou 3 colheres sopa de bicarbonato e agua suficiente para encher o vidro. Garanto que é uma bomba contra a sujeira e ajuda a eliminar o cheiro de louça suja.

    Adriana

  27. O segredo mesmo é não deixar acumular, vai lavando a medida que vai usando.

    Mas nesse tema, eu utilizo algo avançado, que só pode ser usado por quem mora sozinho:

    * Redefinir o quê você chama de sujo e separa coisa de acordo. Parece porco mas faz sentido, veja bem: Você se importaria de cortar a carne com uma faca que cortou o limão? Ou tomar refrigerante num copo sujo de suco? Sem as formigas, claro. Ou tomar suco em um copo que você toma água? Ou, dependendo do quê comeu, usar o mesmo prato do lanche na janta?

    O problema desse método é que quando não moramos sozinho, sabe se Deus o quê outras pessoas fizeram com as louças sujas somente por elas estarem sujas. E também muitas pessoas empilham elas e sujam mais ainda, misturando as sujeitas e impossibilitando reaproveitamento.

    Eu mesmo adotei uma política simples: Só um copo, só um prato, só um… Se der para reaproveitar deixa, senão lava. Com isso nunca acumula ehehehehe.

    []s
    Daniel Ribeiro
    http://danielbr-news.blogspot.com
    http://danielbr-dev.blogspot.com

  28. o coisa cha e lava louça quando eu vejo um monte de louça fico toda arupiada chato e lava plastico ficam todos gurdurentos

  29. São ótimas vossas dicas! E ajudam muito na hora de escolher um produto, pesquisando preços seguindo algumas de vossa dicas sitadas aqui no site, encontrei ótimos preços neste site: http://www.shoppydoo.com.br/precos-maquinas_de_lavar_louca.html
    e registrando é possível criar uma lista de produtos desejados ou lista de presente, e se foi bem atendido ou mal atendido por uma da lojas presentes, pode deixar um comentário positivo ou negativo, muito bom, combinando com vossas dicas é o melhor modo de fazer compras online!

  30. eu sempre odiei lavar a loca e vou tentar isso talvez melhore e boa ideia a da musica eu amoooo musica principalmente paramore eu vou tentar tem uma pilha de loca me esperando na cozinha pra mim lavar antes q meu pai chege em casa!rsrs

  31. pra vcs eu só tenho uma dica:
    não faça nada que tá nesta porcaria de site e tudo ruim e mentira >:(
    É BRINCADEIRA!!!
    tudo funciona msm acabei de limpar toda a minha pia que tava pior que a ilustraçao usando estas dicas kkkkkkk funciona muito bem. eu não moro sozinha, mas a louça sempre é minha kkkkkkkk não gosto de bagun ça mas a minha pia chega a um estadocritico .!!!! muito obrigado ja favoritei o site e vou visitar sempre um grande abraço e obg para todos que deixaram dicas me ajudaram muito.
    BjOs laís
    idade:12 anos
    Estado: RJ

  32. Olá oi. Bom dia. Bom artigo, obrigado. Uma dúvida: devemos esperar algum tempo(30 segundos ou mais) para depois enxaguara louça? Sei que pra lavarmos as nossas mãos devemos esperar 30 seg…..daí raciocinei comparando com a louça. Tiau.

  33. Vlw ai !! eu tenho 10 anos e minha familia nao lava a louça,ai pra quem vai sobrar ???? Para min que eu nem sujo muita louça porq fico na escola :(. Vlw denovo por as dicas !!

  34. Para ficar mais fácil separe as panelas e os pratos dos talheres e copos logo após isso coloque aguá para ferver e quando fervida derrame nas panelas e nos pratos e os deixem de molho nesta água e em quanto estes ficam de molho vai lavando os talheres e os copos ao terminar coloque para ferver a água novamente e jogue fora a água das panelas e despeje a outra já fervida lave os pratos e por ultimo as panelas e assim vc verá como ficou bem feito o seu trabalho !!

  35. Ola,adorei o Blog,moro sozinha à 10 anos,já me acostumei tanto que nem parece que eu moro sozinha,minha tática com a louça é o seguinte: encho uma bacia pequena com água e jogo um monte de detergente nessa água,ai é só ir molhando a espoja nessa água de sabão e ensaboando as louças,depois claro só enxaguar,agora guardar…só no outro dia já que o mais difícil eu já fiz kk Sorte pra vocês!

  36. eu odeiooooo lavar louça o pior é quando azeda o feijão na panela nem panela facil de lavar eu não gosto imagine com feijão azedo o pior é que acontece no dia seguinte em que eu faço as unhas…que raivaa…….

  37. eu sempre lavo muita mas muita louças acho que lavo mas louças do que a aquelas mulheres que lavam as louças de um restaurante e olha só somos 4 pessoas imagina se fosem 6.kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  38. Esta semana inventei uma MÁQUINA PORTÁTIL de lavar talheres! Ela pode ser levada na Fazenda, no Sítio ,na piscina ,no barco, no camping; onde as pessoas quiserem . A máquina é feita do seguinte modo: UMA GARRAFA DE LEITE + UMA ESPONJA DE PIA VERDE/AMARELA CORTATA EM SEIS PARTES IGUAIS. Colocamos a esponja cortada em seis partes iguais dentro da garrafa de leite descartável.
    Entao é só colocar dentro da garrafa os talheres : facas,garfos e colheres pequenas… as colheres maiores como as de ARROZ E A DE FEIJAO DEVEREMOS ARRUMAR UM OUTRO RECEPIENTE MAIOR !!!! FUNCIONA COMO UMA COQUETELEIRA !!!

    Guarujá 23/02/2013

    Solon Ribeiro Zorowich Jr

  39. Sei que o post é antigo mesmo assim vou dar minha dica: ensaboe tudo de uma vez, mesmo que a pilha seja grande, lave apenas a bucha para novas cargas de sabão e dê o enxágue de uma só vez em todo mundo. Simplifica e sem essa de etapas que são um porre quando o serviço e chato. Outra dica, água quente demais quando cai no encanamento deforma o tubo de PVC, dica de Engenheiro Civil. Adoro teu site. 🙂

  40. Tem que ter poucos utensílios. Além de 1 caçarola, 1 panela de pressão, 1 frigideira e 1 assadeira (obrigatórios) é preciso de 2 dos outros utensílios para cada morador da casa. Se a casa tem 4 moradores, vc só precisa de 8 copos, 8 pratos e 24 talheres (8 garfos, 8 facas e 8 colheres) . Se mora sozinho, 2 copos, 2 pratos e 6 talheres. Excesso de utensílios acumula louça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *