A hora da migração: Dicas para escolher a sua casa para morar sozinho



Estamos chegando na época do ano que acontece a grande migraçãoNessa época do ano é muito comum pessoas que entram na faculdade ou iniciam a carreira em outra cidade procurarem um lugar pra morar em outra cidade, justamente nessa época do ano que a busca por vagas em republicas ou alugueis de casa tem aumenta.

Estamos chegando na época do ano que acontece a grande migração

Quando eu mudei pra Jaú, acabei vindo morar na casa de uma tia, até enfim ir morar sozinho mesmo. Era uma época muito boa, minha tia não me cobrava como a minha mãe e ainda fazia bolo todo dia a tarde pra mim. 😉

Defina suas prioridades: decida se você quer morar realmente sozinho ou se você precisa morar com alguém para dividir as tarefas e as contas. Não se esqueça de procurar um local práximo a sua faculdade e seu trabalho.
Se você está nessa situação seguem algumas dicas para escolha de um local ideal:

República:
A melhor opção pra que não quer gastar muito, porém se você for aquelas pessoas que gostam de privacidade e odeiam festinhas (resumindo a pessoa chata) eu não aconselho você a procurar esse tipo de imóvel não vai durar um mês.

Kit Net ou quartos:
Uma coisa que está acontecendo bastante aqui no interior de São Paulo principalmente para estudantes é o aluguel de KitNets. Se você é o chato da republica pode é procurar quartos para alugar ou uma kitnet só sua.

Você Sozinho mesmo:
Essa é a melhor das melhores de todas, (a mais cara também é verdade) mas nela você tem toda liberdade possível, pode andar pelado pela casa, ir no banheiro de porta aberta e tomar a água da geladeira direto no bico.

Casa da Avó… da Tia… etc…:
Uma boa opção a mais barata ir morar na casa de uma avó, de uma tia ou algum amigo. Você pode dar a desculpa que é provisório e ficar lá enchendo o saco da sua família até eles te expulsarem da casa.

Em baixo da Ponte:
Não é a melhor opção para os dias de frio.

E vocês possuem alguma outra idéia de moradia? Deixem nos comentários



Vinicius de Oliveira

Criador do Blog Morando Sozinho

25 comentários em “A hora da migração: Dicas para escolher a sua casa para morar sozinho”

  1. Oi, depois de um tempo apareci de novo por aki.
    Primeiro p ver as novidades e depois p te deixar um abraço.

    Em relação ao post não posso comentar muito não me encaixo nesses itens citados. Moro sozinha, mas casa própria e não sou estudante. Mas posso falar de boca cheia… é o melhor jeito de morar. Se Deus kiser,e enqto eu conseguir me virar com minhas proprias pernas, eu não quero mais morar com ninguém.
    É muito bom poder andar pelada pela casa entrar no banheiro e deixar a porta aberta, e poder deixar o som, a tv o computados tudo ligado.rsrs sem ninguém p reclamar.
    A única desvantagem é que… é vc e vc mesmo. Se não fizer, ninguem vai fazer por vc. Mas essa é uma outra história.

    Beijos kerido.
    Sucesso neste novo ano.

    Téia

  2. Olá, sou nova por aqui!
    Eu durante os meus cinco anos de faculdade morei com minha família, mas agora to querendo fazer carreira solo! Estou pensando na minha melhor desculpa pra sair, mas ainda preciso ter condições de me sustentar SOZINHA! huahauhauah
    Seu blog é mt bom, me divirto por aqui!
    beijoo

  3. Uma outra opção também é a casa do cachorro. Lá vc não paga aluguel, faz um favor pro dono da casa (falo do ser humano), é protegido por ele (falo do cachorro). O único problema é o mal cheiro (dele), das pulgas e carrapatos e na hora de comer (dica: não pegue na comida dele enquanto ele estiver comendo). Fica a dica!

  4. Olá, eu tenho outra opção de moradia. Esta ligada mais ao seu emprego, mas já que você perguntou sobre novas opções de moradia, então ai vai. Aqui em Brasília é muito comum ter pedreiros morando nas próprias obras (aptos semi acabados ou mesmo acabados, enquanto o prédio não entrega) É comum este predreiro mais dedicado virar zelador do próprio edifício, e ai realmente ele garante a moradia permanente no local, enquanto durar seu emprego. Ai você vai me dizer: “mas eu não sou pedreiro e não quero ser”. Tá, mas da mesma forma e mais dignamente, também existem engenheiros que também assumem uma unidade de um prédio/condomínio de casas em construção e vão morando lá. Inclusive fazem uma permuta de parte do seu salário pelo pagamento mensal da devida unidade e em poucos anos ( de 3 a 10 anos) pagaram o próprio apartamento/casa parceladamente e no valor de 1a tabela ou menos, se for ele for intimo do dono da construtora. E assim são também caseiros de casas de luxo aqui no lago, gerentes de pequenos hotéis, e todo e qualquer trabalhador que se dispor a morar em um local ligado ao seu emprego. Outro caso peculiar de Brasília é um famoso salão de beleza daqui do lago que tem uma das melhores equipes de esteticistas e o salão oferece um prédio de kitnetes perto do centro de beleza. Lá as esteticistas podem morar a valores baixos e sem precisar de ficha de fiador, pois a própria firma que é responsável pelas kitnetes.

  5. Adorei seu blog,to me divertindo aqui.
    Me identifiquei com o coment da Teia,mas ao contrário dela eu detesto cozinhar,rssss
    entre as dores e delícias…andar pelada ou mesmo sair de roupão pela casa é libertador.Estranho muito qdo vou pra casa das pessoas e tenho que me trocar no banheiro,rs
    Também tenho tomado muita água do gargalo,mas a garrafa das visitas é outra! hahaha
    bjs

  6. Outra opção é dividir com um amigo. As vezes acontece de passarem pra mesma facul ou faculs diferentes na mesma cidade. Acho uma opção melhor que república e mais barata que morar sozinho de fato.

  7. Putz a tempos que nao passava aqui…
    Enfim eu depois q começei a morar sozinho, acho mais complicado morar com alguém pq tu pega hábitos manias e as coisas ficam diferentes.
    Agora tu tem que saber realmente qual é o teu perfil pq depois q tu migra as vezes é mais dificil vc achar um novo lugar, e então se encontrar….

  8. Moro em Bariri /SP. E vou mudar para Jaú ano que vem. Mas já estou guardando dinheiro, vou morar com um amigo que irá para Jaú mês que vem. A coisa mais dificil e encontrar um emprego. Fomos amigos há anos, e não vejo o mal da gente morar junto. Procurar uma casa com 2 quartos. Ae com jeitinho tudo se resolve.

  9. Fazia tempo desde a ultima vez que passei por aqui.
    Finalmente vou sair do ninho para fazer faculdade.
    Vou sair de Itatiba/SP rumo a Curitiba/PR daqui a 3 dias.
    Irei dividir um ap com mais um colega, e os relatos que eu li aqui me divertiram muito e tiraram algumas duvidas. Vou dividir o ap por questoes financeiras, mais pretento morar sozinho quando minha situação financeira estiver mais fovaravel, se é que isso pode ser possivel na vida de um universitario.

  10. E ai Vinicius.. fazem mais ou menos 1 mes q estou morando sozinho..e to aqui pesquisando algumas coisas na net..
    achei legal seu site.. sempre q puder vo ta acessando..

    abraços

  11. E ai vinicius .. jah me da uma mão ai… to pensando em chamar a galera em casa pro final de semana.. fazer uma coisa pra comer e beber
    Alguma dica do que fazer???

  12. Chato de república nada. Curto festas, mas festa na minha casa não. Bagunça na minha cama, sujeira no chão.
    E outra, o pessoal da república mexendo nas minhas coisas e tal.

  13. Moro sozinho a 3 anos em pensão, visitei bastante esse site para saber como era morar sozinho. É legal mora em pensão o problema são os vizinho, da todo o tipo de gente aqui, e é dificil de lidar, por mais que você queira se isolar dos vizinho isso é meio dificil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *