O verde otário

Alguns anos atrás eu resolvi a aderir a onda verde que ecoava pelo mundo. Pequenas atitudes: diminui o consumo de água e luz e descobri as vantagens econômicas…

Diminui o uso do carro e encontrei na bicicleta o melhor meio de transporte do mundo.
Eu até me empolguei um pouquinho e resolvi dar umas voltinhas por ai…

Uma coisa vai puxando a outra e em uma visita ao meu supermercado descobri as Ecobags

Diminui milhares de sacolas plásticas em casa, ficou muito melhor de carregar e com um simples objeto eu me tornava oficialmente um verde

As pessoas me olhavam, me admiravam, me invejavam. Algumas até quebraram a barreira do silencio… de uma atendente do meu supermercado até levei uma cantada. “Nossa !!! o senhor fica tão charmoso com essa sacola…”

Agora sim eu era um verde !!!

Recicladas, grandes, chamativas, com frases de efeito e indispensáveis aos heróis salvadores do mundo.

Feitas de sacola Pets, duráveis, reutilizáveis, bonitas e feitas no Vietnã…

Mas Vietnã não é aquele país lá na casa do … Indochina… Sudeste asiático…
População… Pronto acabava de entrar na nova onda do momento

Eu me tornava um verde otário !!!

Mas calma ai senhor supermercado, é mesmo ? Você precisa importar sacola retornável lá da terra dos olhos puxados ? E eu achando que tava levando comigo um monte de garrafa pet reciclável.

Mas na verdade: Fabricas poluidoras, exploração dos trabalhadores, milhares de kilometros em um navio, caminhão… e pronto agora só pendurar num lugar de fácil acesso na cara do verde otário.

Se você como eu já entrou na nova onda verde, fique tranqüilo você só foi mais um dos enganados. Não desista delas, até porque elas não têm nada a ver com isso..

Continue usando …

Mas a próxima vez que você comprar qualquer produto… Verifique a procedência,
Eles estão ai, não tem jeito, invadiram tudo estão nas nossas roupas… nossas casas… nas nossas vidas.

Mas senhor supermercado sacola retornável do Vietnã não precisava…

Vinicius de Oliveira

Criador do Blog Morando Sozinho

0 thoughts to “O verde otário”

  1. Achei o texto exagerado! Não gosto de rótulos. Acho que existe o que é ambientalmente correto e o que não é. Cada um tem sua ética, seu compromisso, suas dificuldades… Não precisamos nos rotular de “verde”, “ecochato” ou qualquer outra coisa. Estamos apenas fazendo o que acreditamos ser mais correto.

    A ecobag que vem do Vietnã é apenas um entre muitos produtos que vêm do outro lado do mundo. Acho que tem muito mais coisa importante pra dizer do que alertar que a ecobag vem do Vietnã. Poderíamos avançar para deixarmos de usar aqueles pratinhos de isopor para frios, por exemplo.

  2. Concodo plenamente com voce,no meio dessa onda verde eu me sinto uma verdadeira idiota, pois a maioria da tais sacolas são feitas em paises que exploram a mão de obra. Estou cansada de ver produtos “made não sei o que” pois seria um grande momento de dar vez a industria nacional, baixando os impostos por uma causa boa!

    abraços
    Filomena.

  3. Acho bacana essa onda verde, tem tanto esquema foda pra melhorar o planeta e tals, mais o legal é entrar nesse ritmo e perceber o quão funcional é. Esse lance da sacola por exemplo, parece algo tão ridículo e cheio de frescura, mais não, facilita a vida e tals. Tem uma coisa que eu costumei a fazer nesses 2 anos morando sozinho que é tomar um belo de um banho gelado antes e depois de malhar. Além de não gastar energia, faz um bem danado a pele, e recupera dores e lesões de pós treino, ou seja, aprendi a gostar disso por causa dos beneficios, e acredito fielmente que sair da “zona de conforto” em que todo mundo está é mil vezes melhor.

  4. Bom, esse lance da sacola, está na cara, é uma forma de ganhar dinheiro! CLARO! Acho mto interessante esse lance de conservação, meio ambiente e tal, mas desde que seja verdeiro e honesto!!! Acabam com a sacola plástica, grande vilã do mundo, e você leva pra casa todos produtos embalados em plástico, papelão, vidro, etc… Pq não tiram então o saco do arroz e o vendem em sacos de estopa? Pq não acabam com as garrafas pets e vendem somente retornáveis? Quanta balela! Pq então não fornecem sacolas plasticas ecologicamente corretas? Elas existem, mas não é interessante (pelo menos por eqto) distribuirem pro povo. “Vamos ganhar o quanto pudermos vendendo sacolas retornáveis! Vamos enriquecer as fábricas de sacos de lixo! Vamos até o talo!!! Qdo o cerco apertar, damos sacolinhas ecologicas pra eles!!!”.

    É isso que me deixa fulo da vida! ENGANAÇÃO!!!

  5. Bem, acho legal verificar onde foram feitas as tais sacolas. Mas não existem apenas as feitas em outros paises, o número de sacolas feitas aqui no Brasil não é pequeno. Eu tenho algumas e conheço até quem faz!

  6. Os grandões da mídia e grandes redes querem apenas que seguimos aquilo que eles querem para ganhar mais dinheiro, não importa de onde venham os produtos que querem que usemos…
    Faço uso das palavras do nosso amigo

  7. No uso carro 🙁 Ok uso bicicleta 🙂 meio transporte do mundo! 🙂 Brazil ItalY
    Morando Sergio

  8. Gostei muito desse vídeo vou indicar para amigos ai galera vamos fazer a nossa parte mas sempre de olho para não sermos feitos de otário sim acredito que tem gente que se preocupa com a causa e não vamos generalizar achando que todos são espertalhões só visando lucro vlw.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *