Essa semana quem me segue no twitter ficou sabendo que quase taquei fogo na minha cozinha… Era mais ou meio dia e eu fui almoçar minha tia havia mandado um Strogonoff e resolvi fazer umas batatas fritas pra acompanhar…

Já estava na sala comendo e assistindo a Renata Love Fan e quando ela começou a falar do Jason senti um cheiro de queimado. (quem acompanha o blog há bastante tempo sabe que eu moro ao lado de uma pizzaria) imaginei que o pessoal estava limpando a chaminé da pizzaria e não dei bola…

Mas o cheiro não passou e resolvi ir na cozinha ver se estava tudo bem…. foi então que percebi havia deixado o fogão acesso e havia pegado fogo dentro da panela de óleo.. a cozinha estava cheia de fumaça…

Calmamente desliguei o fogão e coloquei a panela no chão da área… então tive a brilhante idéia de jogar água. Enchei um copo de água e joguei na panela… Na hora que eu fiz isso subiu uma labareda de fogo mais ou menos da minha altura. A ultima vez que meu coração disparou daquele jeito foi quanto colocaram uma musica do calipso antes de um show do G69

Então resolvi ligar no 193 e perguntar o que eu poderia fazer pra apagar o fogo, ou qual era o melhor procedimento:

Bombeiro: Corpo de Bombeiros Tenente Marcelo
Eu: E ai Tenente … é o seguinte eu fritei umas batatas aqui e o óleo pegou fogo dentro da panela cara… tá alto pra caraleo e eu queria saber se tem alguma coisa que eu posso fazer pra apagar o fogo da panela e tals… Bombeiro
Bombeiro: O senhor já desligou o fogão?
Eu
: Já sim.. e coloquei a panela na área mas o fogo tá pegando dentro dela…
Bombeiro: Tem alguma coisa próxima da panela? um botijão ou algo do tipo?
Eu: Não tem nada cara.. mas ta no corredor aqui …
Bombeiro: Então se não houver nada por perto é só deixar o fogo apagar sozinho, cerca de trinta minutos ou um pouco mais dependendo da quantidade de óleo que havia na panela.
Eu: Ahn então blz.. vou deixar o negocio aqui pegando fogo…
Bombeiro: Se o senhor quiser a gente se dirige até sua residência com uma viatura pra apagar as chamas.
Eu: Não.. não.. de boa mesmo .. deixe que inche.. o máximo que vai acontecer é perder a panela…

Antes de desligar o desgraçado do tenente ainda disse:

Bombeiro: Ahnn só mais uma coisa em hipótese alguma jogue água na panela..
Eu: Aaaa sim.. obrigado por me avisar… valeu..!

É lógico que eu não ia fazer vir um caminhão de bombeiros pra apagar o fogo de uma panela de batata frita. Mas de qualquer forma isso serve de alerta pra se acontecerem com vocês as medidas que podem ser tomadas:

Apagando Chamas em óleo de cozinha:

1º Desligue as chamas do fogão:
Apague as chamas do fogão e feche o registro do botijão de gás.

2º Não retire a panela de cima do Fogão
Não façam isso em casa, não vá fazer como eu e se arriscar a tirar a panela de cima do fogão (não esqueçam que esse blog é feito por profissionais :p)

3º Não jogue água
Não sei porque isso acontece.. só sei que o fogo sobe com tudo pro alto… (abaixo tem um vídeo que mostra o que acontece quando se joga água) comigo aconteceu igual esse vídeo abaixo. A sorte é que joguei água de longe…

4º Pano molhado
Se você quiser tentar apagar as chamas pode molhar um pano com água e torcer bem (se você for santista tem que torcer mais o pano do que torce pro seu time).
Então coloque o pano em cima da panela abafando o fogo e espere até que esfrie e não saia mais vapor/fumaça. As chamas precisam de oxigênio quando você joga o pano você está abafando o fogo e as chamas se apagam…

Tome cuidado: O pano deve estar levemente umedecido pra ele não pegar fogo também… Mas tome cuidado pois uma gota de água que caia sobre a panela vai acontecer isso que vocês viram no vídeo…