morando sozinhoAlgumas tarefas que parecem ser bem fáceis, tornam-se muitas vezes uma obrigação quando vamos morar sozinhos, como lavar roupas e fazer nossa própria comida. Para especificamente essas duas tarefas, algumas pessoas acabam adotando alguns costumes que saem um pouco caro ao final do mês, como comprar comida congelada e levar as roupas para serem lavadas em uma lavadeira.

Entendemos que ficar o dia todo fora trabalhando e depois chegar em casa e pensar em algo para comer, organizar a casa e deixar tudo pronto para o dia seguinte pode ser um pouco cansativo para algumas pessoas, mas quando não bem controlado, essas pequenas despesas podem levar a sérios problemas financeiros.

Algumas dicas podem ajudar você a fazer um controle das suas finanças e ainda conseguir achar modos de economizar para planos maiores, e são:

1. Adquira o hábito de inserir tudo o que gasta em uma planilha de controle financeiro, a vantagem é que com ela conseguimos analisar melhor quanto gastamos com coisas essenciais e também com as supérfulas, conseguindo elaborar planos e perceber onde podemos cortar os nossos gastos para fazer o dinheiro durar mais.

2.Planeje as tarefas do dia de modo que consiga depender menos dos serviços externos. Por exemplo, digamos que os dias de lavar roupa são segundas e quintas, assim você pode colocar algum dos dias seguintes para passar o que for necessário.

3.Compre pequenas porções, quando for no açougue, ao invés de pedir a quantidade desejada de carne e colocar tudo em um mesmo embrulho, peça para separar, por exemplo, dois bifes por pacote, ficando para almoço e janta, isso se tiver tempo para cozinhar só uma refeição e facilitando na hora de escolher o que deseja comer, sem precisar fazer aquele monte de comida que você precisa aturar por dias.

4.Reserve um dia para faxina. Ficar fazendo as tarefas por parte pode dar a impressão de que não acabamos nunca de arrumar nossa casa. Separe um dia para fazer a faxina geral, fica muito mais fácil e dá a impressão muito melhor de que tudo está arrumado.
Fazendo as dicas de 2 a 4, você já consegue economizar em comida, lavanderia e até diarista ou empregada, podendo guardar dinheiro para projetos maiores ou então resolver o problema de sempre acabar o mês no vermelho.