Mesmo que você já tenha a sua é sempre bom economizar um pouco.

Eu moro sozinho a bastante tempo, hoje em dia tenho sofá, televisão, geladeira, e até maquina de lavar. Mas nem sempre foi assim, no começo eu ralava pra lavar as roupas sem uma maquina de lavar.

No post de hoje vou evitar piadinhas ou histórias desastrosas sobre minha pessoa, pois ultimamente tenho recebido pelo menos dois e-mails por dia perguntando como lavar roupas.

Dessa vez sem o Louro José vamos precisar de…
Ingredientes:
01 Bacia ou Balde.
Prendedores (facilmente encontrado em lojas de 1,99)
1 Colher de sal (sim.. vamos precisar de sal !!)
Sabão em pó (de preferência sabão de coco)
Amaciante de roupas.
02 Chicletes. (depois vocês vão entender o porque…)

Foto de tanque para homens, kibada do Blog do Solteirão.

Preparação:Encha um balde ou uma bacia com água e sabão e misture até fazer espuma, é importante esse procedimento pois algumas peças de roupas mancham quando são jogadas diretamente no sabão. Então mergulhe as roupas nessa mistura.

Esfregando as roupas:
Depois que as roupas estão molhadas é hora de ir para o tanque. Esfregue nos lugares mais sujos pra remover a sujeira mais grossa, eu não to falando de freadas, e sim de punhos e golas mesmo.

Deixe as roupas de molho:
Depois de esfregar as roupas, enxágüe as peças para remover a sujeira, e refaça aquela bacia com água e sabão, deixando as roupas de cores mais claras de molho. No caso das roupas brancas eu aconselho deixar de molho no sol, assim elas não ficam amareladas.

Essa é a parte que eu mais gosto, você pode ir fumar um cigarro ou dar uma volta pela praia enquanto suas roupas ficam de molho. Eu aconselho deixar as roupas por pelo menos quatro horas Como sou muito preguiçoso às vezes acabo deixando de um dia pro outro.

Obs. As peças de roupas coloridas não precisam ficar de molho, pois podem acabar manchadas ou desbotando mais rapidamente.

Enxágüe:
Após deixar a roupa de molho refaça a bacia com água e sabão, dessa vez acrescente menos sabão e um pouco de amaciante, se desejar pode acrescentar uma colher de sal assim suas roupas não vão ficar com cheiro de sabão e nem de cloro ( caso você tenha usado). Esfregue novamente a roupa e depois vá jogando água até remover todo o sabão das roupas.

Secando as roupas:
Se você mora em uma casa não torça suas roupas, você pode pendurá-las diretamente no varal bem esticadas. (você vai me agradecer por isso na hora de passar as roupas). Se você mora em um Kitnet ou apartamento eu aconselho tirar o excesso de água amassando a peça, caso contrario sua roupa vai demorar duas semanas pra secar.

Algumas dicas:
– As roupas coloridas e estampadas não devem ser deixadas de molho.
– Se possível utilize uma luva de borracha para esfregar as roupas.
– Deixe secar sempre à sombra para sua roupa não desbotar.

E agora você me pergunta, pra que o chiclete ?
É que sempre que estou lavando roupas minha garganta fica seca.. e um chiclete é sempre bom..