Se você mora sozinho, curte uma casa bonitinha e arrumada, mas não tem muita grana pra gastar com isso, aqui vão algumas dicas!

Sala: Logo que eu me mudei, não tinha grana pra comprar muitos móveis legais e diferentes, mas sempre quis deixar meu apê ajeitado. Ganhei um sofá cama de madeira do meu primo, mandei pintar de branco (laquear), e minha mãe costurou a capa do colchão e das almofadas. Comprei numa feirinha em Curitiba umas capas de almofadas daquelas quadradinhas, 2 verdes e 2 laranjadas, me lembro de ter pago uns 10 reais em cada uma. Parece besteira, mas ter almofadas no sofá deixam o “sentar” mais confortável.

Andei pela cidade procurando um pufe daqueles em que você pode se esparramar, e aqui em Londrina vende até no meio da rua, mas achei pelo mesmo preço na Tok Stok. E olha só, to vendo no site deles www.tokstok.com.br, faz quase 4 anos que comprei o meu e ta praticamente o mesmo preço, quase 100 reais…

Pufe da tok stok

Pufe da tok stok

Todo mundo sabe que gosto de fotos, ganhei um painel desses metálicos de uma amiga, que ficou lotado muito rápido. Aí outro dia comprei um pedação bem grande de papel craft ultra mega barato, colei na parede e grudei várias fotos. Ainda não ta completo, mas as pessoas que vão em casa podem assinar no painel, escrever besteirinhas e recadinhos. Ficou divertido.

Quadros? Fui numa livraria uma vez e achei umas gravuras de filmes antigos, em preto e branco, tipo “E o vento levou…” e “Cantando na chuva…”, na época paguei uns 15 reais em cada pôster. Depois mandei colocar moldura branca e ficou show! Dá pra fazer isso também com capas de discos de vinil antigos também. Pros meninos que não querem nada muito feminino, os quadros que mostram cidades famosas, como Londres, Nova York, em preto e branco ficam bonitos e mais masculinos.

Cozinha: bom, infelizmente minha cozinha não tem muita graça, como meu apê é alugado, não investi muito em armários e tals… mas minha irmã me deu uns ímãs de geladeira que são palavrinhas recortadas, dá pra montar frases, tem um monte. Todo mundo que vai em casa fica montando frasesinhas na porta da geladeira (invariavelmente alguém escreve “dormir menos” ou “você come demais”). Também dá pra deixar a cozinha ajeitada com quadrinhos que você compra em feiras de artesanato (como a Feira do Largo da Ordem em Curitiba ou a da Praça da República em São Paulo), e que são bem baratinhos.

Quadrinhos com desenhos de comidinhas também ficam legais na cozinha

Quadrinhos com desenhos de comidinhas também ficam legais na cozinha

Quarto: O quarto é um lugar onde você passa quase 1/3 do seu dia, tem que ser agradável e aconchegante. Se quiser usar luz fluorescente, procure uma que tenha a cor mais amarelada (mas não muito), tem uma chamada Luz do Dia, que é bem agradável. A lâmpada fluorescente branca deixa o ambiente com cara de hospital e você com cara de doente. Use uma roupa de cama bonitinha, de preferência com fronhas e lençóis do mesmo jogo; se não der, pelo menos arruma pela manhã… Ou quando vier visita, como no meu caso, e isso só porque pra ir no banheiro a pessoa tem que passar pelo meu quarto. Aqui você pode usar um pouco mais de cor nos quadros, como as gravuras do Romero Britto, super moderninhas e alegres.

A gravura The Hug, do Romero Britto é a minha preferida.

A gravura The Hug, do Romero Britto é a minha preferida.

Banheiro: o importante no banheiro é estar limpo. Então não adianta juntar muito cacareco em cima da bancada, porque só serve pra acumular sujeira e umidade. Deixe somente o que você realmente usa todos os dias.

Hoje, a tendência são pisos e azulejos claros, mais lisos, pra facilitar a limpeza. O porcelanato chinês invadiu o mercado, e como praticamente tudo o que vem da China é mais barato, isso vale também pro porcelanato do piso. Você consegue encontrar aqui em Londrina por até 39,90 o m2, e se for um banheiro pequeno, pode até valer a pena, já que a quantidade é pouca. Já na bancada, se quiser deixar mais bonitinha, dá pra usar o mármore travertino nacional, que hoje em dia tem um preço mais em conta e deixa o banheiro bonito.


Quer ver alguns banheiros bacanas? www.deca.com.br

Cores: Minha dica para cores das paredes é a seguinte: Utilize uma cor neutra na maior parte das paredes, como a F100 da Suvinil. Se quiser algo bem prático, aplique tinta acrílica semi-brilho, que permite que você passe apenas um pano úmido pra tirar qualquer sujeirinha. No teto, não invente moda: látex branco neve e fim de papo. Quer brincar com cores? Escolha uma só parede em cada ambiente da casa e aplique uma cor diferente. Se você optar pelo F100 na maior parte das paredes, não vai ter muito problema, porque é uma cor bem neutra, combina com tudo. Eu indicaria as seguintes cores da Coral: verde Pináculo, azul Flocos de Nuvem ou lilás Branco Alfazema. Cada nome mais frescurento, não? Tudo bem, o que importa é que as cores são bem legais.


No site da Coral Tintas tem um simulador de cores, bem fácil de mexer: www.coral.com.br

Você pode inventar sua própria decoração, o importante é ser criativo!
Tem alguma dica pra mandar pra gente? Comente!