INICIO      QUEM SOMOS      FACEBOOK      BAR DO MORANDO SOZINHO      CONTATO / ANUNCIE

Ultimos artigos:
Tudo pelo dobro do preço: Dicas para não se dar mal na Black Friday Brasil 2016
Cursos online ajudam a quem mora sozinho
Por que escolher a Zona Norte para morar?
5 Camisetas masculinas iradas para usar no dia a dia
Raças de cachorro perfeitas para quem mora sozinho

Dicas de decoração pra quem mora sozinho
Se você mora sozinho, curte uma casa bonitinha e arrumada, mas não tem muita grana pra gastar com isso, aqui vão algumas dicas!

Sala: Logo que eu me mudei, não tinha grana pra comprar muitos móveis legais e diferentes, mas sempre quis deixar meu apê ajeitado. Ganhei um sofá cama de madeira do meu primo, mandei pintar de branco (laquear), e minha mãe costurou a capa do colchão e das almofadas. Comprei numa feirinha em Curitiba umas capas de almofadas daquelas quadradinhas, 2 verdes e 2 laranjadas, me lembro de ter pago uns 10 reais em cada uma. Parece besteira, mas ter almofadas no sofá deixam o “sentar” mais confortável.

Andei pela cidade procurando um pufe daqueles em que você pode se esparramar, e aqui em Londrina vende até no meio da rua, mas achei pelo mesmo preço na Tok Stok. E olha só, to vendo no site deles www.tokstok.com.br, faz quase 4 anos que comprei o meu e ta praticamente o mesmo preço, quase 100 reais...

[caption id="" align="alignnone" width="274" caption="Pufe da tok stok"]Pufe da tok stok[/caption]

Todo mundo sabe que gosto de fotos, ganhei um painel desses metálicos de uma amiga, que ficou lotado muito rápido. Aí outro dia comprei um pedação bem grande de papel craft ultra mega barato, colei na parede e grudei várias fotos. Ainda não ta completo, mas as pessoas que vão em casa podem assinar no painel, escrever besteirinhas e recadinhos. Ficou divertido.

Quadros? Fui numa livraria uma vez e achei umas gravuras de filmes antigos, em preto e branco, tipo “E o vento levou...” e “Cantando na chuva...”, na época paguei uns 15 reais em cada pôster. Depois mandei colocar moldura branca e ficou show! Dá pra fazer isso também com capas de discos de vinil antigos também. Pros meninos que não querem nada muito feminino, os quadros que mostram cidades famosas, como Londres, Nova York, em preto e branco ficam bonitos e mais masculinos.

Cozinha: bom, infelizmente minha cozinha não tem muita graça, como meu apê é alugado, não investi muito em armários e tals... mas minha irmã me deu uns ímãs de geladeira que são palavrinhas recortadas, dá pra montar frases, tem um monte. Todo mundo que vai em casa fica montando frasesinhas na porta da geladeira (invariavelmente alguém escreve “dormir menos” ou “você come demais”). Também dá pra deixar a cozinha ajeitada com quadrinhos que você compra em feiras de artesanato (como a Feira do Largo da Ordem em Curitiba ou a da Praça da República em São Paulo), e que são bem baratinhos.

[caption id="" align="alignnone" width="325" caption="Quadrinhos com desenhos de comidinhas também ficam legais na cozinha"]Quadrinhos com desenhos de comidinhas também ficam legais na cozinha[/caption]

Quarto: O quarto é um lugar onde você passa quase 1/3 do seu dia, tem que ser agradável e aconchegante. Se quiser usar luz fluorescente, procure uma que tenha a cor mais amarelada (mas não muito), tem uma chamada Luz do Dia, que é bem agradável. A lâmpada fluorescente branca deixa o ambiente com cara de hospital e você com cara de doente. Use uma roupa de cama bonitinha, de preferência com fronhas e lençóis do mesmo jogo; se não der, pelo menos arruma pela manhã... Ou quando vier visita, como no meu caso, e isso só porque pra ir no banheiro a pessoa tem que passar pelo meu quarto. Aqui você pode usar um pouco mais de cor nos quadros, como as gravuras do Romero Britto, super moderninhas e alegres.

[caption id="" align="alignnone" width="500" caption="A gravura The Hug, do Romero Britto é a minha preferida."]A gravura The Hug, do Romero Britto é a minha preferida.[/caption]

Banheiro: o importante no banheiro é estar limpo. Então não adianta juntar muito cacareco em cima da bancada, porque só serve pra acumular sujeira e umidade. Deixe somente o que você realmente usa todos os dias.

Hoje, a tendência são pisos e azulejos claros, mais lisos, pra facilitar a limpeza. O porcelanato chinês invadiu o mercado, e como praticamente tudo o que vem da China é mais barato, isso vale também pro porcelanato do piso. Você consegue encontrar aqui em Londrina por até 39,90 o m2, e se for um banheiro pequeno, pode até valer a pena, já que a quantidade é pouca. Já na bancada, se quiser deixar mais bonitinha, dá pra usar o mármore travertino nacional, que hoje em dia tem um preço mais em conta e deixa o banheiro bonito.


Quer ver alguns banheiros bacanas? www.deca.com.br

Cores: Minha dica para cores das paredes é a seguinte: Utilize uma cor neutra na maior parte das paredes, como a F100 da Suvinil. Se quiser algo bem prático, aplique tinta acrílica semi-brilho, que permite que você passe apenas um pano úmido pra tirar qualquer sujeirinha. No teto, não invente moda: látex branco neve e fim de papo. Quer brincar com cores? Escolha uma só parede em cada ambiente da casa e aplique uma cor diferente. Se você optar pelo F100 na maior parte das paredes, não vai ter muito problema, porque é uma cor bem neutra, combina com tudo. Eu indicaria as seguintes cores da Coral: verde Pináculo, azul Flocos de Nuvem ou lilás Branco Alfazema. Cada nome mais frescurento, não? Tudo bem, o que importa é que as cores são bem legais.


No site da Coral Tintas tem um simulador de cores, bem fácil de mexer: www.coral.com.br

Você pode inventar sua própria decoração, o importante é ser criativo!
Tem alguma dica pra mandar pra gente? Comente!
Deixe seu comentário:
Comentários mais antigos:
Felipe comentou em 02/08/2010 às 11:19 hs
Legal vou usar essas dicas para da um charme no meu Kitnet!!!
Obs.: Blog muito, mas deveria ser atualizado com mais frequencia
Vlw galera!
[...] This post was mentioned on Twitter by Thaís, Dica Informação. Dica Informação said: Morando Sozinho » Dicas de decoração pra quem mora sozinho http://bit.ly/dBtaN9 [...]
Jack comentou em 02/08/2010 às 20:41 hs
iae vini, eh a jack do blog do cesao, lembra? haha
faz tempo...
mas vc continua dando otimas ideias...
vlwss
boa semana
Nina comentou em 03/08/2010 às 08:42 hs
Boa! Isso vale também para quem não mora só e está sem grana! Eu! Muitas das suas dicas eu já estava colocando em prática, outras estou pensando seriamente em adotar!
Maicon comentou em 03/08/2010 às 11:36 hs
Esse puf ai não aguenta eu não..
Daniel Homer comentou em 03/08/2010 às 20:19 hs
Tá todo mundo usando essas F100 nas casas??? hahaha... Tb usei aqui na minha. Ficou bacana!

Meu banheiro fiz preto... piso preto, louças pretas... ficou caro, mas era um sonho q eu tinha e ficou show!!!

Não tenho mta decoração em casa... apenas um quadro gigante do Homer (claro!) e um outro q um amigo meu pintou e me deu... SÓ! rs
Gilberto comentou em 03/08/2010 às 21:03 hs
Oba! boas dicas, legal a idéia das feiras de artesanato vou dar uma olhada.

@Felipe realmente o blog ta meio "abandonado" eu tive q adicionar o feed pra saber qd o pessoal posta rsrs.

vlws
Vinicius comentou em 04/08/2010 às 09:26 hs
Estamos nos organizando para isso...!
Vinicius comentou em 04/08/2010 às 09:27 hs
rs obrigado ..
mas essas são méritos da Arine eu sou um zero a esquerda pra dar dicas de decoração rs
Vinicius comentou em 04/08/2010 às 09:27 hs
rs comenta depois falando oque deu certo e o que não deu rs
Vinicius comentou em 04/08/2010 às 09:52 hs
haha esse que seu amigo pintou tem o que nele ?
Vinicius comentou em 04/08/2010 às 09:52 hs
Fica frio Gilberto...
vamos dar um gás agora.. eu prometo rs
Daniel Homer comentou em 04/08/2010 às 10:00 hs
Fala Vinão...
Nesse quadro q meu amigo fez, é meio abstrato o baguio... mas é uma representação do atentado de 11 de setembro nos EUA. Eu que pedi pra ele na época... mas pode ficar frau pois não sou terrorista!!! ahuahaha

Abraço!
Arine-chan comentou em 04/08/2010 às 17:07 hs
é que o F100 é beem neutro e combina com tudo!! dpois posta em algum lugar a foto do seu banheiro, fiquei curiosa!!!
Daniel Homer comentou em 04/08/2010 às 17:36 hs
Oi Arine... neste antigo post da pra ter uma noção de como eh meu banheiro. É bem antiga a foto... de quando ele ainda estava sendo construído.

http://homeralone.blogspot.com/2008/10/privada-e-cuba-preta.html

Bjão!
Bruno Mangilli comentou em 05/08/2010 às 20:22 hs
Blog legal. Tambem curto muito os quadros do Romero Britto
Tatyan comentou em 08/08/2010 às 15:22 hs
Vini, ñ gosto de artesanato, mas o post tá massa.
:p
Vinicius comentou em 09/08/2010 às 09:46 hs
E eu do Will Smith
Nelson comentou em 13/08/2010 às 15:18 hs
Postagem interessante!
Gustavo Ferreira comentou em 14/08/2010 às 23:34 hs
Alineeee post mto bom! Essas dicas vindo de você que é arquiteta são de ouro hein! Continue assim. Saudades de ler seus posts, você nunca mais divulgou.

Bjos!
Hanny Meire comentou em 15/08/2010 às 04:32 hs
Ai, que barato você gostar de decorar sua casa ! Acho isso super legal em homens, beijo !
nana comentou em 19/08/2010 às 00:41 hs
Bjs e fik com Deus.
Larissa comentou em 19/08/2010 às 12:00 hs
100 mangos num puff é um absurdo. Aqui em SP, em Embu das Artes vc compra por 40 reais. Eu tenho 4 que substituem o sofá na minha casa...E são de boa qualidade.
Arine-chan comentou em 20/08/2010 às 14:54 hs
poxa larissa, pena que eu nao moro em SP, ia ficar bem feliz de pagar 40 reais num pufe!!
Angélica comentou em 22/08/2010 às 14:00 hs
Oi!!!
Tava lavando roupa agora e "viajando" numas neuras de limpeza, pois meu apê tava beeeeem desorganizado pela preguiça da semana.... e resolvi fazer umas pesquisas em sites, pra ver se tem alguma dica pra lavar roupa... (q neura a minha)... e acabei achando seu site. E engraçado, vi q mora em Londrina. E eu achei muito legal, pois tb moro e achei muito mais legal ainda alguém da minha cidade criando um site c esse tipo de situações pra qm mora sozinho.
Adorei!!!
Bjos.
Angélica
Arine-chan comentou em 24/08/2010 às 15:40 hs
oi Angelica! na verdade quem criou esse Blog foi o Vini, e ele é de Jaú... eu sou de Londrina, e tb tem a sua xará, e o Rodrigo.. tirando eu, acho que todo mundo ta morando em Jaú, hehehe! Mas valeu pelo comentario!! seja sempre bem-vinda, bjos!!
Sérgio comentou em 24/08/2010 às 19:54 hs
Pô, atualizem mais o site. Gosto de navegar aqui.
Tinha que ter um post por dia.
Penso que tem potencial, hein?!
Abraço.
Rodrigo comentou em 27/08/2010 às 18:35 hs
Olá cara. Tudo bem? Dicas simples porém preciosas. Aguardo visitas. Abração.
leitor comentou em 30/08/2010 às 20:59 hs
olá,
gosto muito do site mas concordo com o sergio.
vcs podiam fazer mais posts. tipo uns 2 por semana pelo menos.
obrigado.
Giovanna comentou em 04/09/2010 às 19:41 hs
Oiii
gostei muito do seu blog.
eu to fazendo uma pesquisa pra um projeto de produto para mulheres que moram sozinhas e eu gostaria de pedir pra você se pudesse postar o link do meu formulario de pesquisa pra que as pessoas pudessem ver e responder. se nao for incômodo é claro.

https://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dDFBbXgtZFN3dXBRUUd2WDZ6YThKWXc6MQ
Bárbara comentou em 09/09/2010 às 00:27 hs
Quanto te pagaram para fazer a propaganda da Coral, eim?!
hahahhahah ;D

Muito bom o post!
Vinicius comentou em 21/09/2010 às 16:21 hs
Foi a Arine rs
Vinicius comentou em 21/09/2010 às 16:22 hs
Só vi agora seu comentário ...
mas achoq ue a galera respondeu né ?
Blog Morando Sozinho - Por Vinicius de Oliveira - Desde 2007