Casamento x Dinheiro

Esse post é pra pessoas normais, pobres mortais com dinheirinho contado. Se você ta montado na grana, bom, pode dar essas dicas pra algum amigo menos favorecido financeiramente…

Depois de quebrar a cabeça pensando nas Coisas que nós, mulheres queremos em um homem, nada mais justo do que falar um pouco sobre o que queremos desse homem depois que o encontramos…

A resposta, para muitas garotas (não todas, claro, não surtem meninas!), é CASAMENTO.
A resposta, para muitas garotas (não todas, claro, não surtem meninas!), é CASAMENTO.

Nem vou discutir aqui o que leva cada pessoa, seja homem ou mulher, a se casar, cada um tem o seu motivo. Vamos falar um pouco da parte prática do CASAMENTO. Vou escrever CASAMENTO em letras maiúsculas pros solteiros convictos terem um sobressalto toda vez que lerem isso.

O que uma pessoa solteira precisa para se casar? (fora encontrar a outra metade da laranja, obviamente):

Quem casa, quer casa…

Alguns optam por morar na casa dos pais, mas geralmente isso acontece quando o CASAMENTO vem acompanhado da visita inesperada da cegonha e o casal não tem condições para se sustentar no começo da vida a dois. Ou a três. Espero que esse não seja nunca o meu caso, e muito menos o seu. E se não é esse o seu caso (levante as mãos para o céu), comece a procurar um cantinho para morar. No começo, a não ser que você tenha nascido em berço de ouro, tenha dado o golpe do baú ou seja funcionário da receita federal, opte por um apartamento pequeno. Se tiver condições, eu aconselho um imóvel de pelo menos 2 quartos: um para ser seu ninho de amor, e outro pra guardar a bagunça, receber visitas (se seus pais ou sogros moram longe) ou usar como escritório. Tenho um casal de amigos que moram num quarto e sala, far far away, e quando seus pais vão visitá-los, eles cedem o quarto (como bons filhotes que são) e vão dormir na sala.
– Quer festa? Pode colocar a mão no bolso (seu ou do papai)

Casar hoje em dia costuma ser caro. Se for casar na igreja, então, é um gasto a mais. A Igreja Católica (pelo menos na minha cidade) não faz CASAMENTO fora das paróquias, então você tem que arcar também com a decoração. Se não, um gasto a menos. Fora decoração, você vai ter que se preocupar com: decoração do salão, buffet, docinhos, bolo, bebidas, banda ou DJ, lembrancinhas, vestido da noiva ou roupa do noivo (fica mais barato alugar), serviço de foto e vídeo, salão de beleza, etc. Perguntei a uma amiga e ela me disse que está prevendo um gasto de 150,00 por convidado (acho que vai ser um festão). Qual a vantagem de se gastar uma grana em um evento que dura apenas algumas horas? Bom, a lembrança dura para sempre. Esperamos que o CASAMENTO também.

Quem mora precisa sentar, deitar…

A não ser que você seja uma pessoa desprovida de necessidades materiais, que se contenta com um colchão e uma geladeira, você vai precisar mobiliar sua casa. Se tiver feito um festão, é provável que ganhe muita coisa dos convidados. Infelizmente nem todo mundo segue a lista de presentes que vocês, noivos, tiveram o trabalho de montar em algumas lojas, por isso você com certeza vai ganhar uns 4 ou 5 liquidificadores e uns 3 ferros de passar. Se você não for dono de uma casa de sucos, vai ter que trocar os produtos na loja. Normalmente os presentes dos padrinhos costumam ser caprichados, por isso não me convide para ser madrinha, porque eu ando numa pindaíba, e não vou poder te dar uma TV de LCD. Agora, se você não fez festão no seu CASAMENTO, se prepare para gastar um pouco com isso. O básico?


Ou você achou que iria só gastar com a festa ??

1 Geladeira, 1 Fogão (pro miojo de todo dia), 1 microondas (até que dá pra ficar sem, mas vamos lá, é um item que ajuda muito no dia a dia), 1 cama de casal (você agüenta no máximo 6 meses dormindo só no colchão, mais que isso enche o saco), uma mesa e 2 cadeiras, 1 ferro de passar, 1 televisão (a não ser que você queira ter 11 filhos), 1 dvd (é baratinho). Algumas coisas possivelmente você vai trazer da casa dos seus pais, como seu computador, e se tiver sorte, um sofá que sua mãe não queira mais. Utensílios domésticos? Faça um chá bar ganhe tudo!

Dicas para baratear:

– A moradia: morar em casa, dependendo, sai mais barato do que apartamento porque não tem que pagar condomínio. Outra coisa é o tamanho: quanto menor, mais barato. Desvantagem: a casa oferece menos segurança que um apartamento.

– A festa: se você optar por organizar tudo sozinho (ou a dois), vai sair mais em conta do que contratar um serviço de assessoria. Desvantagem: a chance de você pirar é muito maior. Dependendo do nível de estresse, o que era pra ser o Dia Mais Feliz da Sua Vida, vira o Dia da Noiva Surtada. Que mais… ah, DJ’s costumam ser mais baratos do que uma banda completa, flores do campo são mais baratas que rosas na decoração. Bem-casados e docinhos são dispensáveis: bolo com sorvete substitui bem. Se você tem algum amigo que fotografa muito bem e tem uma câmera legal, pode pedir pra ele fazer as fotos do seu CASAMENTO (é um pouco tenso, ele poderia aproveitar a festa ao invés de ter que trabalhar, mas se for um amigo gente fina, pode até se sentir feliz em ajudar.)

– Os móveis: quando eu fui morar sozinha, pesquisei bastante na internet pra ver em qual loja tinha a geladeira mais barata e optei por um modelo que não é frost free, sai bem mais em conta. Desvantagem: ter que descongelar pra poder limpar. Meu colchão eu ganhei de uma tia, e ao invés de um guarda-roupa, ganhei uma arara de um amigo. A arara eu não aconselho, porque as roupas ficam empoeiradas muito rapidamente. Reformei um sofá-cama de um primo, e minha mãe costurou novas capas pras almofadas – a vantagem é que quando vem visita, pode dormir no sofá e ter mãe que costura ajuda a economizar muito: as cortinas também, mamãe que fez.

Enfim, casar é caro? Normalmente é. Dá pra economizar? Normalmente dá. Vale a pena casar? A resposta está dentro de cada um. E você, tem outras dicas pra dar?

Vinicius de Oliveira

Criador do Blog Morando Sozinho

0 thoughts to “Casamento x Dinheiro”

  1. OiOi!
    Eu sou uma CASADA convicta, hahahaha…casei ano passado. Não tivemos grandes gastos pq foi um casamento simples, só para a familia e os amigos mais mais próximos e que tinham algo “a ver” com a nossa história.
    Casei de manhã ( que barateia bastante a produção), decoramos só o altar da igreja com flores do campo, meu buque foi feito numa floricultura pequena, custou só 30 reais e ficou lindo. Meus amigos cantaram no casamento e uma amiga nossa fotografou, tudo de grátis. Depois doc asório fizemos um pequena reunião na casa dos meus pais. ganhei tudo: o bolo minha mamis deu, os salgadinhos meu pais e duas amigas tb, não oferecemos bebidas alcólicas, minah tia deu as lembrancinhas que ao invés de bem casados era alfajor (que eu adoroo) e os refris nós compramos.
    Apesar da simplicidade foi um casamento lindíssimo, todo mundo ficou muito emocionado. Toda vez que eu lembro quero casar de novo, hahahaha…
    Bjinhos!!

  2. kkkkkkkkkkkk adorei o site (gêmeo do meu blog) e o post, realmente casar requer bem mais do um simples “juntar de escova de dentes”……. Agora que encontrei este site, estarei sempre por aqui……. Abçs.

  3. Muito bom. Não casei ainda, e acho que pra eu casar vai demorar muito! ahuahuahua Mas meu irmão casou só no civil, o que cortou muitas despesas, e a festa foi super simples com um almoço para a família e pros amigos mais íntimos. Acho legal fazer uma mega festa no casamento, mas o f*da é que na maioria das vezes os noivos se empenham e gastam tanto para fazer uma festa legal e chamam algumas pessoas que vão, comem, bebem, se esbaldam de dançar e depois no dia seguinte falam mega mal da festa do dia anterior. Coisas da vida né? Jooow seus posts tão cada vez mais legais! Continue assim!

  4. valeu gustavo!!! sim, sim, sempre tem algum mané falando mal no dia seguinte… normalmente aquelas tias encalhadas e mal amadas, hahahahhah!

  5. ja tem 1 ano que estou no colchão de ar(acho que é o 3º ou o 4º).
    não sei se as minhas costas dói por causa do colchão ou de passar o dia todo com o notebook nas costas.

    não aconselho a ninguem.
    hehehe

  6. Oiiiii…aaaaaaaaaaaaaaaiii gente meu casorio tá chegando…vai ser em outubro…e diferente de algumas pessoas que preferem nao fazer festa pra economizar…eu e meu noivo fizemos QUESTÃO de fazer festa…apesar de ter certeza que ALGUÉM mal amado vai falar mal no dia seguinte…hehe…
    É…gasta-se muuuito…(hihi) mas cada vez que fecho alguma coisa (vestido, buffet, decoração, docinhos..etc..) eu fico ja imaginando como vai ser no dia..me emociono…
    Pensa numa pessoa que começa a escolher musicas pra tocar no dia…escuta no carro e desaba a chorar…é…sou eu…ando super emotiva…mas MEGA FELIZ…
    Se alguém tiver se casando e quiser umas dicas…estou a disposição!!! 🙂
    beijinhuuuuu

  7. ai meu pai eterno.. to vendo todo mundo borrando a maquiagem nesse dia e A CULPA VAI SER SUA!!
    Hhahahahahaha.. a parte do texto que diz pra não me chamar pra ser madrinha era brincadeirinha, hahahaha, mas a parte de não poder te dar uma tv de lcd era verdade…

  8. Casar ou não casar eis a questão.

    Realmente, o gasto que se tem com o casamento é grande, porém vale a pena. Eu realmente nem pensei em casar agora vou cair na real e começar a comprar coisas que faltam na minha casa. 😀

    Muito esclarecedor o post, vou tomar vacina anti-casamento, não to pronto por enquanto.

  9. Esse lance de casar e morar na casa dos pais até se estabelecer é uma forma de se acomodar legal.

    Eu conheço dois casais que vivem assim. Eles estão acomodados na casa dos pais, não tem previsão de sairem, é um tipo de casamento horrível, pois, tira a privacidade e causa a discordia para quem está na casa. É foda!

  10. Olha, pretendo casar daqui 1 ou 2 anos… a casa da minha mãe está em um terreno bem grande e o quintal é um terreno de 10metros de frente… estava pensando em construir a minha casa no quintal da casa da mamãe… será que mesmo assim vai ter conflito entre as rainhas(sogra e nora)? rsrs.. casar começou me assustando na compra da aliança de noivado.. com 30% de desconto saiu por 800 reais com muuuito choro pra vendedora… uma aliança “simples”. A mais tradicional e mais barata estava 650 reais…

    Muito legal o post, dei muita risada. kkkk parabens

  11. oi marcelo! então, construir uma casa no mesmo terreno da sua mãe, só se ela for daquelas mães muuuito boazinhas, q nao fica dando pitaco na sua vida… e se sua noiva e sua mãe se gostarem muito e se derem bem…
    mas pode dar certo, claro… o que complica é uma mesma casa, a mesma cozinha a mesma sala, pra duas familias…. se forem casas diferentes, mesmo pertinho pode dar certo… tenho uma tia que morava no apartamento em frente ao filho e a nora, e ela meio que criou os netos enquanto os dois trabalhavam fora…. mas a minha tia era mega boazinha tb…

  12. Tudo o que dá para dizer é que:

    1- A realidade é apavorante.
    2 – É uma boa desculpa pra sair da casa dos seus pais e provar a si mesmo que você é independente.
    3 – Vou fazer terrorismo com meu irmão mostrando isso a ele, porque ele anda pensando em casar (Embora eu ache que é mais minha cunhada que pressiona do que o que ele quer em sim…)
    4 – A realidade ainda é apavorante…

    Abraços e Sorrisos.

  13. Realmente é uma pena que casar seja tão dispendioso, e cá entre nós, embora seja o sonho de consumo de muita mulher, por conta da recordação que é única e eterna (dependendo de como você lida com um possível divórcio e com a quantidade de vezes que planeja casar-se mundo afora), acho que é melhor pegar o dinheiro e empregá-lo em algo mais durável e mais proveitoso… Ou em mobília para seu lar, doce lar… ou em uma lua-de-mel para um lugar que tem vontade de conhecer… Esta sim, uma grande recordação!

    Beijos (Des)conexos!

  14. Adorei o post…..
    Sou fotógrafa de casamentos e acompanho o morar sozinho a um tempo !!
    Adorei as dicas para as futuras noivinhas rsrs
    Eu to bem morando sozinha e só namorando mesmo rsrs nada de casar rs

  15. Quem é louco de casar sem antes morar junto?
    Eu que não sou! Vai morar junto, conhece melhor e casa.

    Só na hora do aperto você vê quem é quem, casameno soa mais como obrigação.

  16. Eu sei bem como é casar e ser casada, casei ha quatro anos e ainda estou tentando endender porque antes parecia que depois seria tão mais facil rsrs

    As principais dificuldades que um casal enfrenta logo de cara com certeza é a grana curta.

    Depois que se tem filho então a situação complica, vc agradeçe a Deus pelo seu anjo que nasceu e não sabe o que fazer para arranjar dinheiro pra tanta coisa. Tudo parece ficar muito caro de repente rs.

    Bem recentemente eu fui apresentada a um metodo de auto ajuda fianceira, tem me ajudado.

    Não quero ser pretenciosa apenas dar mais uma opção para que se possa estar bem depois de casados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *