INICIO      VOLTAR AO BLOG      FACEBOOK     

Ultimos artigos:
Mulher é internada em sanatório após dar faxina na casa pra receber faxineira
Como não ser abduzido por um alienígena
Bateria improvisada no meio da rua
Stand-Up do Mano Brown
Nomes criativos engraçados e bizarros para você colocar na sua rede wireless

Guerrilha Cardio - Uma nova forma de perder barriga.
Obs.: Esse post faz parte da Blogagem Inédita proposta pelo Edney.

O "Guerrilha Cardio" é um método desenvolvido no Japão pelo Dr. Izumi Tabata e tem a finalidade de queimar gorduras localizadas, ou seja, queimar aquela barriga indesejada. Porém o que chama atenção é que os resultados aparecem em apenas dois meses sendo necessário correr apenas três vezes por semana durante doze minutos por dia.

Segundo Flávia Mayumi, Nutricionista formada pela Puc-Campinas, os exercicios abdominais comuns apenas fortalecem a região abdominal e não queimam aquela barriga chata. Ela disse desconhecer o método do Dr. Tabata, mas recomenda pra quem se aventurar a fazer tal treinamento sempre comer alguma coisa leve antes da corrida e beber bastante líquidos durante o dia.

Eu particularmente achei o Guerriha Cardio história de primeiro de abril , afinal quando a esmola é demais o santo desconfia, mas como uma de minhas metas para 2008 era perder barriga resolvi apurar se esse métodoGuerrilha Cardio realmente funcionava e durante as ultimas três semanas acordei as 6hs da manha na companhia de uma amigo, o Max do Blog Não Fui eu, para fazermos o tal do treinamento milagroso.

O Guerrilha Cardio se resume em três partes: Aquecimento, Corrida intensa com intervalos e Descanso.
Parte 1 - Aquecimento:
Para aquecer o corpo é necessário caminhar durante quatro minutos. Uma dica que dou é: faça um alongamento antes de iniciar a caminhada, caso contrario você pode ficar com o corpo todo dolorido.
Parte 2 - Corrida intensa com intervalos:
Essa é a parte mais difícil onde é necessário correr durante quatro minutos em alta intensidade fazendo alguns intervalos de descanso:
Correr 20 segundos em alta intensidade.
Descansar 10 segundos, caminhando bem devagar quase parando.

Você deve fazer esses intervalos até completar o tempo de quatro minutos, se o tempo for marcado corretamente no final dos quatro minutos você terá corrido oito vezes em alta intensidade.
(Obs. Quando eu digo alta intensidade é alta mesmo, correndo o mais rápido possível. No meu caso eu imaginava um pitbull correndo atrás de mim.)
Parte 3 - Descanso:
Apesar de ser descanso a segunda parte deve ser usada para esfriar o corpo por isso deve-se continuar caminhando. Após esse período eu aconselho fazer novamente um alongamento.

Minha expêriencia inicial com o Guerrilha Cardio não foi muito boa. Na primeira semana achei meu coração ia sair pela boca, ainda que não sou uma pessoa totalmente sedentária jogo futebol uma vez por semana além de ir a academia regularmente, mas o método do Dr. Tabata é muito forçado.

Resultados:

Até o momento eu perdi cerca de 1 Kg. Mas já percebi uma certa diferença não só em minha barriga mas no corpo todo. Como o próprio Dr. Tabata diz, não é recomendado fazer esse treinamento por mais de dois meses, e acho que até o final desse período não terei perdido toda essa pança que deus me deu. Então se os resultados continuarem satisfatórios pretendo voltar depois de algum tempo.

Dicas e recomendações:
- Se você pretende fazer o Guerrilha Cardio dê uma lida no artigo do Dr. Tabata (em inglês) clique aqui para fazer o download em PDF.
- Procure um médico antes de fazer qualquer atividade física.
- Convide um amigo para fazer o treinamento junto com você. O compromisso com outra pessoa faz com que você não "falte" nos dias em que estiver cansado.
- Por ultimo comente abaixo seus resultados.
Deixe seu comentário:
Comentários mais antigos:
Guerrilha Cardio dá resultado? | Portal Fique Informa comentou em 15/11/2012 às 14:34 hs
[...] {lang: 'pt-BR'} TweetSharebarHá algum tempo que devo este post ao meu leitor o Vinícius que escreveu em seu blog, por ocasião da campanha da blogagem inédita proposta pelo Edney, um texto sobre o assunto. [...]
MESTRE ALEMAO comentou em 30/08/2011 às 21:59 hs
Quando aprendi esse tipo de treinamento, (guerrilha cardio) eram 4 minutos de trote, 4 minutos de sprints e termina com 4 minutos de trote, quando estiver mais adaptado vai pra cinco minutos, bem pra quem nao gosta de fazer aqueles cardios longos trotando, esse e uma boa pedida e se fizer 3 vezes na semana tera bons resultados sim tanto na resistencia (pratico capoeira)assim como na perda de peso. mas lembrando se quer perder peso, balanco calorico negativo, musculacao e guerrilha cardio, sao uma boa pedida. e ja faco isso a 6 meses. indico, para pessoas sem problemas de saude ou fisicos. consulte seu medico se necessario. abracao a todos ai.
Guerrilha | Correr Descalço comentou em 08/12/2010 às 09:42 hs
[...] http://www.morandosozinho.net/bar/2008/03/17/guerrilha-cardio-uma-nova-forma-de-perder-barriga/ [...]
Mariana Albernaz Junqueira comentou em 08/07/2010 às 14:22 hs
Isso não vai adiantar nada se continuar comendo besteiras, ou mesmo que as evite, porém se sua ingestão calórica for maior que o que você gasta, isso com certeza não vai adiantar de nada. É engraçado como as pessoas pensam que 12 minutos vão realmente solucionar ou problema sem estar aliado com outros exercícios.

Profª Mariana Albernaz Junqueira
Carol Albuquerque comentou em 26/08/2009 às 21:22 hs
Já fiz a pratica, mas não conhecia por esse nome.. na verdade eu corria 3min e descansava 1 caminhando na esteira.
Deu mtu certo, perdi mtu aquela gordurinha lateral que todas as mulheres tentam perder e dificilmente conseguem. Mas aviso desde já que para começar uma atividade fisica nesse porte é preciso ir a um cardiologista, fazer exames proprios tipo ergometria e dopler para depois se jogar com tudo na esteira. hehehe.. Beijão:*
Felipe comentou em 19/06/2009 às 12:17 hs
Preciso da ajuda de vcs...!!
estou com medo de fazer essi Guerrilha Cardio...
pq pelo estou vendo ai em cima nao eh muito recomendavel fazer para pessoas acima do peso...
meu medico diz que eu estou no limite do meu peso...
Idade : 14 anos e 8 mes.
Altura : 1.70m
Peso : 73kg

é recomendavel que eu faça esse Guerrilha Cardio?
Edriel comentou em 03/02/2009 às 08:00 hs
tem a versão em português no 4shared.com >>

http://www.4shared.com/file/40460679/f37169e8/Guerrilla_CARDIO.html

abs
[...]   Guerrilha Cardio dá resultado? Há algum tempo que devo este post ao meu leitor o Vinícius que escreveu em seu blog, por ocasião da campanha da blogagem inédita proposta pelo Edney, um texto sobre o assunto. [...]
Morar Sozinho » Ano novo, de novo… comentou em 05/01/2009 às 08:12 hs
[...] 1º Meta de 2008: Perder Barriga (Fail) Acho que essa meta eu desencanei logo no começo do ano, principalmente quando tentei fazer o Guerrilha Cardio. [...]
Luciane comentou em 22/12/2008 às 22:19 hs
poxa..eu so queria saber como perder a barriga...rssrsrs
calvex martins de souza comentou em 30/06/2008 às 13:26 hs
queria mais informações sobre o método
Indicação da Vez comentou em 14/05/2008 às 08:54 hs
Conhecia o MorandoSozinho e não conhecia justamente o Bar... Já gostei do nome e vou passar mais vezes por aqui. Não sabia também que você tinha Twitter, tô te seguindo lá agora, sou o Camiseteio. Vida longa ao MorandoSozinho e agregados...
Denise comentou em 08/05/2008 às 13:54 hs
O post sobre o Guerrilha Cardio está no ar.Passa por lá!
Denise Carceroni comentou em 15/04/2008 às 11:46 hs
Oi Vinícius!

Antes de tudo gostaria de agradecer sua visita. Conforme me pediu vou comentar sobre o Guerrilha Cardio. Já adianto que ainda não lí o artigo e assim que o fizer escreverei um post com minhas impressões.
O que posso adiantar é o seguinte:

1- Em hipótese alguma esse programa deve ser feito por pessoas sedentárias e/ou com excesso de peso, pois pode acarretar em sérios riscos à saúde.

2 - Emagrecer é uma questão matemática. Se você gastar mais do que ingere vai perder peso, independente do tipo de atividade que faz.

3 - Se você tem uma alimentação regrada, faz exercícios, não tem problemas endócrinos e ainda assim tem dificuldade em emagrecer,considerando que você não enfia o pé na jaca, se entupindo de porcaria no fim de semana, o problema está no exercício. Mude o estímulo que seu corpo irá responder bem. Ou seja se você nunca fez tiros e começar a fazer terá algum resultado positivo. Isso se chama quebra da homeostase.

4 - Os tiros são amplamente usados nos treinamentosde corrida, natação, bike e ainda em modalidades que exijam corridas rápidas e intervaladas (futebol), mas não são o único método de treinamento usado! Portanto também não devemos adotar o Guerrilha Cardio como método único.

5 - Se pensarmos do ponto de vista da saúde nossa atividade física deveria contemplar um pouco de tudo, assim vamos incluir os tiros.

6 - Mesmo sem ter lido a pesquisa, ouvi comentários de que o Guerrilha Cardio aumenta a queima de calorias no período pós atividade em cerca de 140%, mas vale lembrar que nem tudo que é pesquisado, mesmo sendo publicado, é a verdade pura. É preciso fazer uma leitura crítica do artigo e aguardar outros que tentem reproduzí-lo para afirmar que o resultado é confiável. Além disso em ciência o que hoje é verdade, amanhã (com avanços tecnológicos que permitem melhores investigações) pode não ser!

Super Beijo

Profª Esp. Denise Carceroni - CREF 027828-G/SP
Ferris comentou em 26/03/2008 às 22:32 hs
isso é ai é perigoso pra sedentários..
porra eu era um fudido mas aí me apaixonei por uma menina que eu achava muito linda para mim. meu físico não contribuia daí entrei numa academia e comecei como um louco
não comia nada e tal, bem blza fiquei fino mas aí eu estava viciado resolvi ficar forte ai comprei whey protein e treinei duro entrei mesmo no espírito
hoje tenho o corpo que sonhava, mas claro isso demorou 5 anos não foi do dia pra noite =]
ah, e aquela menina q eu era apaixonada tornou-se feia qnd eu a reencontrei auehuhaa

Vinicius respondeu:
Olha o que uma mulher não é capaz de fazer rs.. !
teresa comentou em 21/03/2008 às 07:50 hs
ai, bem, esquece!
exercício não é comigo não.

hahahahha
Vinicius respondeu:
O lko se quiser pode ir correr com a gente rs
Marina comentou em 19/03/2008 às 19:48 hs
Já ouvi falar em algo do tipo...
mas, meu coração tm sai pela boca, as pernas tremem, tudo fica meio embaçado e tenho medo de morrer hauhauahauhauahauahuaha
Vinicius respondeu:
Acho que é melhor a gente ir pra um bar então viu rs...
Cih comentou em 19/03/2008 às 09:44 hs
Nem pensar, não dou conta de fazer isso aí não. Uma coisa que minha nutricionista sempre me falou: Quanto mais rápido você perde peso maiores as chances de acontecer o tal do efeito sanfona. [emagrece, engorda e engorda mais que antes.]

Um tanto perigoso isso, não acha!?
Melhor emagrecer aos poucos, com a garantir de ter a manutenção do peso e da SAÚDE.

AuHAU. Imaginar um PitBull atrás de você... que horror. Terrorista este método, hein!?

Vai viajar? Muitos ovos de Páscoa?

Bom feriado, kiss.
Vinicius respondeu:
O loko cih rs.. num é terrorista não.. mas eu não quero emagrecer, só quero perder barriga rs... !
muitos ovos de páscoa pra vc também rs...
Bruh comentou em 18/03/2008 às 11:03 hs
Se eu fizer um baguhlo desses, vou desaparecer. Credo.

Como assim falta comu para meu blog? Existe desde 2006 (a url nem era essa). hehe
Alí, do lado do link pra comentar. Deixa eu colar pra você: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=19730084

Exijo uma edição na descrição da comu desse blog. xD
Vinicius respondeu:
Já corrigi olha lá rs...
ahn eu não tinha achado o link no seu blog rs....
já to participando...
Art comentou em 17/03/2008 às 21:20 hs
Olha só... uma dica interessante....

Essa semana eu começo o Boxe... falam que é um esporte bom... vou descrever minha experiencia dps da primeira aula.....

vou procurar mais sobre esse guerrilha cardio.... pode ser que me ajude.... +P

Vinicius respondeu:
E ai Art blz ?
cara boxe é muito legal, eu já fiz.. mas é muito puxado tbm... assim como o guerrilha cardio...
abraços..